Regresso de férias e é isto!

Captura de ecrã 2016-08-15, às 10.37.54

Já são mais de 40.000 pessoas a seguirem o Na Cadeira da Papa no Facebook!! (wow).

Para comemorar este número, inspirei-me em algo que a minha amiga Vânia do Made by Choices fez há uns dias atrás, para comemorar os 5000 subscritores do Youtube (já a seguem? vale muiiiiito a pena) e resolvi revelar 40 factos sobre mim e sobre o blog! Que me dizem? Vamos a isto?

40factos

Facto 1. O meu primeiro nome não é Leonor, é Maria. Sou na verdade, Maria Leonor. É de louvar que os meus pais não tenham caído na tentação de conjugar dois nomes estranhos, algo muito popular nos anos 80. No entanto, nunca revelo o meu verdadeiro primeiro nome, pois “Maria Leonor” era como a minha mãe me chamava, quando as coisas não estavam muito famosas… (ups)

Facto 2. Engano toda a gente com a minha idade. Sempre tive um ar de garota, tanto que na faculdade quiseram praxar-me no meu ano final. Até ter as minhas filhas, conseguia convencer as pessoas que tinha 20 anos! Depois da L. nascer, as pessoas começaram a ficar desconfiadas, e somei uns 5 anos (tendo em conta que ela nasceu, eu já ia fazer 27!).

Facto 3. Estive 3 vezes para criar o blog, antes de o ter criado efectivamente. A ideia do blog já havia há algum tempo, e estive por 3 vezes para o criar, sem efectivamente o criar. Abria o blogspot e ficava uns bons minutos a olhar, a pensar em nomes, como iria abordar e acabava por desistir, sem grande motivo, na realidade… 

Facto 4. Só aprendi a cozinhar com 18 anos. Quando me vi sozinha, numa cidade estranha, sem ninguém para cozinhar para mim, lá resolvi aprender. O meu arroz era intragável, a comida saia sempre sem grande sabor. Por vários meses ia-me sustentando à base de sopa e sandes mistas!!

Facto 5. Não tenho qualquer formação em nutrição e culinária. Zero, nicles, niente. Sou licenciada em Arquitectura e o gosto pela alimentação e cozinha foi crescendo. Aprendo muito com o que leio, com o que pesquiso e com várias pessoas entendidas com quem falo. Tem sido das maiores aprendizagens da minha vida. 

Facto 6. Tenho um emprego, não vivo do blog. O blog é grande parte de mim e do que faço. Surgiu numa altura em que estava desempregada. Entretanto arranjei emprego e tenho tentado conciliar as duas coisas (a muito esforço). Com o livro, o tempo foi ficando cada vez mais apertado para tudo!! Misturem duas miúdas giraças e cheias de energia a isto tudo, e podem ter uma bela ideia do que é o meu dia-a-dia. 

Facto 7. Para além do cozinhar, gosto de costurar e trabalhos manuais. Aprendi a costurar há mais ou menos 3 anos e faço bastantes coisas cá para casa (nada de coisas profissionais, como cortinados e afins). Adoro tudo o que são trabalhos manuais, nunca comprei uma máscara para as miúdas, sou sempre eu que faço (às vezes com ajuda da minha mãe) e dá-me um gozo enorme. Gosto sobretudo de fazer roupa para elas!

Facto 8. Não gosto de cortinados. Por nenhum motivo em especial, simplesmente não gosto. Tenho a sorte de a minha casa ter uma vista de cortar a respiração! Se existissem cortinados, estariam sempre abertos.

Facto 8. Adoro viajar! Dos maiores prazeres que tenho na vida é viajar. Adoro conhecer locais novos, culturas, hábitos. Fascina-me!

Facto 9. A minha viagem de sonho é a Nova Iorque. Que já foi cumprida! Mas continua a ser e com a esperança de voltar lá.

Facto 10. Descobri que estava grávida da L. em Nova Iorque. Foi uma grande coincidência!! Já planeávamos a chegada do primeiro bebé, mas sem expectar quando. Ao fim de vários dias a rastejar de cansaço e de muita indisposição, lembrámos de fazer um teste de gravidez. 😀

Facto 11. Adoro estudar e aprender! Desde que terminei o mestrado, que a minha vontade de aprender mais não parou. Comecei um doutoramento na minha área que suspendi, mas entretanto tive aulas de costura e de alemão!! E acho que não me fico por aqui…

Facto 12. Jogo bridge. Bom, na verdade, gostava de “jogar”, mas ainda estou em fase de aprendizagem. É um jogo que demora a aprender e a evoluir! Já jogo há cerca de 1 ano e meio e é algo de que gosto muito. Para quem não conhece bridge é um jogo de cartas, federado em Portugal! Temos selecções nacionais (juniores, senhoras, mistas…), com representações em campeonatos da Europa e no mundo, para além de campeonatos e festivais a nivel nacional, abertos a todos os jogadores (mediante o seu nível).

Facto 13. Gosto mais do inverno. Sou uma pessoa mais de cobertores do que de biquini.

Facto 14. Não gosto de chuva. Apesar de gostar mais do inverno, a chuva chateia-me. Excepto se estiver em casa, quentinha e confortável… aí pode chover tudo o que há para chover 😀

Facto 15. Gosto de massa. Todos os tipos de massa, de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Podia viver só de massa, todos os dias, duas vezes ao dia. Felizmente tenho duas miúdas “masseiras” como eu!

Facto 16. O nome Cício tem origem siciliana. Algo que descobri há poucos anos, por um italiano (siciliano). A versão original italiana é Ciccio, não sabendo como veio um Ciccio parar a Portugal, assumo que o meu nome já foi bastante aportuguesado. Podem ver referências aos Ciccio no fime o Padrinho II, precisamente nas cenas na ilha da Sicília (se calhar é destas raízes que vem a minha paixão por massa).

Facto 17. No ciclo tratavam-me por Topo Gigio. Não que tivesse orelhas grandes (têm um tamanho normal), mas pela semelhança do nome. 

Facto 18. Nasci em Leiria. Vivi lá até ir para faculdade aos 18 anos.

Facto 19. Vivi 6 anos em Lisboa. Durante toda a minha licenciatura e mestrado.

Facto 20. Vivo há 6 anos no Porto. Por esta altura já fizeram as contas e sabem a minha idade certa.

Facto 21. Os workshops são o que mais gosto de fazer. Entre a minha actividade profissional, o blog e o livro, os workshops são definitivamente o que mais gosto de fazer. Gosto de estar com as pessoas, conversar sobre este tema que nos une: a alimentação. De aprender com elas (e o que eu aprendo). Gosto de toda a interacção!

Facto 22. Adoro ouvir a L. a falar sobre a amizade. Amo ouvir as dissertações da L. sobre amizade, o que ela entende que é a amizade. A que mais gosto é quando diz que “ensinar e aprender, é ser amigo, não é mãe?”. 

Facto 23. Adoro ouvir a T. dizer os nossos nomes. E sei que é uma coisa que vai desaparecer, pois ela vai dizendo os nossos nomes cada vez melhor…

Facto 24. Começo a achar que devia ter feito esta coisa dos factos aos 20.000 ou 30.000… 40 factos é muita coisa!! 

Facto 25. Tenho uma plant-based dietO meu objectivo inicial era seguir para uma dieta vegetariana, mas para já estou num ponto bastante satisfatório. Uma plant-based diet consiste em dar primazia a todos os alimentos de origem vegetal e integrais (legumes, vegetais, leguminosas, cereais, frutas, tubérculos, sementes) e menos aos de origem animal. Neste momento já não consumo carne há muitos meses, leite e iogurtes. Consumo algum peixe, sobretudo quando não há alternativas equilibradas de origem vegetal, ovos, só de origem biológica (das galinhas dos meus pais) e queijo muito esporadicamente. Não consumo produtos refinados, nem processados. 

Facto 26. Sou uma papa documentários. Adoro ver documentários, de todos os tipos  e mais alguns, mas sobretudo os que dizem respeito a alimentação. Foi assim que comecei a interessar-me por um estilo de vida mais saudável! 

Facto 27. O meu documentário preferido é o Cowspiracy. Foi com este documentário que deixei de comer carne! Não é só pelo tema em si, mas da forma como está feito, com a seriedade que o assunto é abordado. É um documentário muito revelador, um verdadeiro wake-up call. Na minha lista de preferidos está o “Forks over Knives” e o “Food Matters”, ambos sobre alimentação, entre outros.

Facto 28. O meu filme preferido é o Fabuloso Destino de Amélie. Consigo ver vezes sem conta, sem me fartar. 

Facto 29. O meu desenho-animado preferido é o Frozen. Aiiiiiiii, mas gosto mesmo. Para mim, dos melhores filmes da Disney!

Facto 30. Canto o Let It Go em viagens. Em coro com as miúdas, várias vezes na mesma viagem!

Facto 31. Não atino com o Acordo Ortográfico.  Reparei agora que tenho escrito sempre “facto” e não sei ao certo se é “facto” ou “fato” ou o que lhe valha… Ainda não atinei com isto, e custa-me mudar a minha forma de escrever de anos, para além de ainda não ter percebido bem o objectivo (hei-de lá chegar um dia). 

Facto 32. Não gostava nem comia legumes e vegetais quando era criança. Os meus pais nunca me conseguiram dar legumes nem vegetais. Não comia sopa, nem saladas, nem nada de nada. Hoje, são as melhores coisas que me podem dar!! 

Facto 33. Odeio canela. Não suporto nada com canela, nem o cheiro. É por isso que não há receitas com canela no blog! Detecto canela em toda a comida, nem que seja um grãozinho milimétrico que caiu ali sem querer. 

Facto 34. Sou muito paciente. Muito paciente mesmo, é preciso muito para me verem fora de mim. 

Facto 35. Colecciono utensílios de cozinha. Não posso ver utensílios de cozinha, que quero. Sobretudo formas de bolos, queques e cortadores de bolachas, carimbos e afins!!

Facto 36. Não sou muito dada a leitura. Tanto que não tenho um livro preferido. Vou lendo algumas coisas… (sobretudo livros de culinária e puericultura… contam?)

Facto 37. Ir à televisão deixa-me imensamente nervosa. Dizem-me que não se nota, que ajo com naturalidade, mas toda eu fervilho por dentro de nervosismo nos dias antes e depois!! (aiiii)

Facto 38. Adoro o Jamie Oliver. E todo o trabalho que tem desenvolvido na promoção de hábitos de alimentação mais saudáveis em todo o mundo! 

Facto 39. O meu programa de culinária preferido é o Masterchef AustraliaNão sei porquê, é o único que gosto realmente de ver, não acho tanta piada aos das outras nacionalidades.

Facto 40. A minha série preferida de todos os tempos é o Game of Thrones. Não preciso de dizer mais nada… (já estou a trautear o genérico).

 

 

E terminou sem eu dar por ela! Agora que ia revelar o sexo do bebé que vem aí, acabaram-se os factos… ooooooohhh. Pronto, eu digo à mesma!

Muita gente comentou, que por eu já saber o sexo do bebé tinha de ser um rapaz. Lamento informar, mas as minhas miúdas revelaram-se logo às 12 semanas 🙂 No entanto, parece que as contas cá em casa vão ficar mais equilibradas, e as miúdas vão dar as boas vindas a um rapaz! 😀