E ao terceiro filho, vi-me obrigada a arranjar uma torre de aprendizagem montessoriana. Quem segue o Na Cadeira da Papa no Instagram, deve ter visto que estávamos mesmo a precisar de uma torre de aprendizagem e que entretanto já conseguimos a nossa.

torre de aprendizagem

Com as miúdas sempre foi muito simples. Um convite para cozinhar, uma mesa pequena no meio da cozinha, ou uma cadeira da mesa para chegar ao balcão…

Teresa com 14 meses (2015)

Mas com o Francisco nem sequer há convites. Ele simplesmente passa o tempo todo na cozinha à minha volta, a tentar chegar a todo o lado. Primeiro os banquinhos da mesa pequena, de um lado para o outro a tentar trepar. Tiveram que ser escondidos, sob o perigo constante do miúdo cair deles e magoar-se muito a sério. Depois, ele dava-se ao trabalho de ir à casa de banho buscar os bancos de lá e trazer para a cozinha. Sim, é muito difícil demovê-lo do que ele quer fazer (capricórnio, you know…).

 Sobre este kit de casa-de-banho

Foi aqui que percebi que não havia mais volta a dar, tínhamos que arranjar uma torre de aprendizagem para ele. Apesar de raras, estas torres podem ser compradas. Eu preferi “fazer” (não fui bem eu), pois ficaria bem mais económica. 

O que é uma torre de aprendizagem montessoriana?

Então, uma torre de aprendizagem é basicamente uma forma de elevar as crianças ao nível dos adultos, seja em cozinhas para cozinhar, casas-de-banho para higiene pessoal, etc. O objectivo é dar-lhes condições, para que possam participar nas actividades de quotidiano da casa como cozinhar, preparar alimentos, lavar.

A Joana do Just Natural Please explicou-me que bastava alterar uma escada do IKEA para conseguir uma torre de aprendizagem segura e sem grande esforço. O meu pai ficaria encarregue da adaptação, já que ele é que é o handyman da família. Mas para isso eu precisava de arranjar um tutorial claro, para que ele percebesse o que eu pretendia. 

Como fazer?

Encontrei um tutorial excelente da Happy Grey Lucky, com as medidas para as tábuas e tudo!! Basicamente comprámos o escadote Bekvam do IKEA, o meu pai foi a uma serração e pediu que cortassem as seguintes peças:

  • 4 peças de 40cm x 3.8cm x 1.9cm (para colocar na vertical)
  • 2 peças de 31.2cm x6.4cm x 1.9cm (para colocar na horizontal no lado mais comprido)
  • 4 peças de 15.2cm x 6.4cm x 1.9cm (para colocar na horizontal nos lados mais curtos)
  • 1 peça de 31.2cm x 3.2cm x 1.9cm (para colocar no lado do degrau com a abertura para entrar)

Como o meu pai fez em pormenor? Não sei dizer, mas diria que foi muito semelhante ao tutorial que lhe mostrei.

   

Foto retirada daqui

Convém que pintem ou envernizem a torre, para que consigam limpar facilmente. A nossa foi só envernizada com várias demão, para manter a cor natural dela. Ficou impermeável e fácil de limpar.

 

Como “montessori-ar” a cozinha?