Uma em cada duas mensagens que recebo é de pais preocupados com os hábitos alimentares dos filhos. Portanto, quando estes não comem o que é esperado. Há vários motivos para isto acontecer, muitos relacionados com a idade do bebé e criança. Um dos momentos críticos é durante o 2º ano de vida do bebé (12-24 meses). Com que frequência ouvimos que um bebé de 1 ano não come?

O que acontece a partir dos 12 meses?

Primeiro, há que entender o que acontece ao desenvolvimento de um bebé nos primeiros 12 meses de vida e depois. É notório que o ser humano cresce mais no 1º ano de vida, do que alguma vez irá crescer no resto da sua vida. Ou seja, os bebés duplicam (e triplicam) o seu peso e chegam duplicar a sua altura.

Após os 12 meses, este crescimento abranda. Este facto é facilmente visível pelas curvas de crescimento que aparecem nos boletins de saúde. Este abrandamento do crescimento reflecte-se nas necessidades calóricas do bebé. Logo aqui, o bebé tem menos necessidade de alimento e isso reflecte-se no prato que teima em não ficar vazio. Este fenómeno tem o nome de anorexia fisiológica do 2º ano de vida.

Também, aos 12 meses, é quando grande parte dos bebés começa a andar. Ao longo dos 12 meses seguintes, o bebé vai desenvolvendo uma série de outras capacidades físicas e intelectuais (palrar e falar), que também afectam o seu interesse pela comida. Muitos bebés sentem que deveriam estar a usar o seu tempo e energia a treinar aptidões motoras, que comer. 

O que fazer quando um bebé de 1 ano não come?

Em primeiro lugar, o adulto tem que definir bem o que é “não comer”. Se o bebé ingere zero alimento, é motivo de preocupação e deve procurar ajuda de um profissional de saúde. Se o bebé come pouco (e aqui o pouco é muito relativo), mas vai comendo, petiscando e experimentando alguns alimentos, deve acompanhar o seu desenvolvimento. Em última instância, se o bebé é activo e bem disposto, não há motivo de preocupação. Mas deve sempre expor as suas inseguranças ao profissional de saúde que acompanha o bebé.

Como explicado acima, é expectado que nesta fase o bebé coma menos. Por isso, os cuidadores devem aceitar isso, não criando grandes expectativas do que um bebé deve comer (não medir a comida acima de tudo). Tendo em conta que o bebé vai comer menos, aposte em pratos variados, com oferta diversificada de cereais, legumes, carne ou peixe (se o bebé e a família consumir), leguminosas, frutas. 

Erros a não cometer

Esta é uma fase propícia a cometer alguns erros, em parte por causa da desinformação. Muitos pais não são devidamente informados da anorexia fisiológica do 2º ano de vida, apesar de ser de instrução obrigatória na orientações da Direcção Geral de Saúde, na consulta dos 12 meses. 

Muitos cuidadores querem ver o seu bebé comer e apostam em alimentos que são de maior agrado do bebé, normalmente mais doces (bolachas, iogurtes açucarados, sobremesas lacteas açucaradas), em detrimento de alimentos mais saudáveis, só para que o bebé coma. É importante que nesta fase o bebé receba alimentos dos vários grupos, mesmo que coma pouco de cada um. Isto vai fazer com que ele mantenha o interesse pelos alimentos mais saudáveis.

Como dito em cima, nesta fase o bebé come menos, por isso, é importante não encher demasiado o prato. Um prato muito cheio poderá levar a adultos frustados, por o seu bebé não estar a comer tudo o que lhe colocaram. Opte por colocar pequenas quantidades de cada alimento no prato e convide o bebé a comer mais se desejar, sem a pressionar a comer determinada quantidade.

É uma fase em que entram os “castigos” e os “prémios”. É tão importante que não se castigue um bebé/criança por não comer, como não premiar (normalmente com guloseimas) por comer. Para o bebé/criança isso vai dar o conotação errada do que é a alimentação. A hora de refeição deve sempre ser uma hora tranquila e prazerosa para todos os elementos da família. Portanto, sem chantagens, suplicas ou ameaças.

Acima de tudo respeitar o apetite do bebé, se o bebé continuar a crescer bem, activo e bem disposto!

Bebé de 1 ano não come, mas cozinha!

Não é descabido pensar que um bebé de 1 ano pode cozinhar! Bom, não vai preparar uma refeição, mas vai começar a ajudar com algumas tarefas. 

Leve o seu bebé ao supermercado, deixe-o escolher alimentos que o entusiasmam e confeccione-os em conjunto. Deixe-o lavar e preparar alguns destes alimentos e prepare refeições deliciosas com ele. Talvez seja uma boa altura para preparar a cozinha para a chegada de um novo chef, com uma torre de aprendizagem montessoriana e outras pequenas coisas para a sua cozinha estar à altura do seu bebé.

Em suma, crie condições para o seu filho contactar com a comida nas mais variadas fases: compra, confecção e preparação. Isso terá um impacto profundo na relação que ele tem e terá com a comida.