Quem consome flocos de aveia já se deparou na decisão de comprar flocos de aveia finos ou flocos de aveia grossos. Quais as diferenças? Tanto no seu processamento, forma de cozinhar e valor nutricional?

Tal como muita gente sempre tive curiosidade em perceber a diferença entre estes dois tipos de flocos. Intuitivamente assumi que os flocos finos de aveia seriam mais processados (moídos e peneirados) que os flocos grossos de aveia. Mas hoje fui em busca de uma resposta, e estava disposta a visitar uma qualquer unidade de processamento de aveia, para a encontrar.  Eis que a encontrei o que procurava no blog The Kitchn.

Li o artigo que escreveram sobre as diferenças entre estes dois tipos de flocos (introduzem um terceiro que sinceramente nunca vi em Portugal) e fez-me tanto sentido, que é essa explicação que vou transmitir aqui.

Segundo os The Kitchn, todos os derivados da aveia começam com a aveia em grão que é levemente torrada a uma temperatura baixa. Este processo ajuda também a conservar a aveia, desactivando as suas enzimas, estabilizando-a e evitando que fique rançosa.

Flocos de aveia grossos

Os flocos de aveia grossos são caracterizados pelo seu tamanho e pelo resultado mais texturado quando são cozinhados. Para achatar o grão de aveia nesta forma, este é vaporizado, para que fique macio e maleável. Depois é prensado, dando ao grão de aveia a forma característica de floco.

Este tipo de flocos de aveia são mais usados em granolas, barras de cereais, bolachas e outros alimentos cozinhados com mais textura.

Flocos de aveia finos

Os flocos de aveia finos, ou flocos instantâneos, é mais processada que os flocos de aveia grossos. Eles são pré-cozinhados, desidratados, e finalmente prensados mais finamente que os flocos grossos de aveia. Os flocos finos cozinham mais rapidamente que os flocos grossos, e resultam numa textura menos granulada depois de cozinhados.

E o valor nutricional?

Esta é a verdadeira questão. Qual tem maior valor nutricional? Qual devemos consumir? Segundo o The Kitchn, e que eu atestei analisando marcas de flocos de aveia, é que o valor nutricional é igual! E esta? Aprendi hoje, vivi este tempo todo convencida que o valor nutricional dos flocos grossos de aveia eram mais ricos por serem menos processados. Só que não!

Quais consumir e em que ocasião?

Então, sabemos que ambos os flocos têm o mesmo valor nutricional, que os flocos finos cozem mais rapidamente que os flocos grossos, e que os flocos grossos resultam em preparados mais texturados que os flocos finos. Portanto, vamos escolher os flocos que vamos usar, consoante o resultado que pretendemos! Se queremos uma papa mais granulada, fará sentido fazê-la com flocos de aveia grossos.

E o demolhe?

Sabem como sou defensora do demolhe de tudo e mais alguma coisa e já escrevi sobre isso aqui no blog. 

Demolhar ou não demolhar?

Mesmo com a descoberta sobre o processamento dos dois tipos de flocos de aveia, a minha opinião mantém-se. É sempre bom hábito e benéfico demolhar os flocos de aveia, de forma mais vincada no caso dos flocos grossos. Beneficiamos sempre da eliminação de uma maior percentagem de ácido fítico, na digestibilidade do floco e absorção de nutrientes. 

 

6 receitas com aveia

 

*publicação baseada em: https://www.thekitchn.com/whats-the-difference-between-steel-cut-rolled-and-instant-oats-138355