Eu não sei como é com vocês, mas por cá as férias são um verdadeiro “caos” de horários e alimentação. E é tão, mas tão bom. Um caos bom de liberdade e despreocupação. Tem o lado menos bonito do regresso às rotinas, quando voltamos ao tempo escolar. Mas garanto-vos, ir aos dois extremos do espectro é o que equilibra as duas partes.

Neste episódio fala-vos das nossas estratégias para passar da rotina de acordar às 9h-10h da manhã para as 7h. Para mim a solução está mesmo em começar a ir para a cama mais cedo, mesmo que não seja para dormir logo. Lemos, conversamos e gradualmente o sono começa a chegar cada vez mais cedo. Em poucos dias retomam a rotina de ir para a cama antes das 21h e automaticamente começam a acordar mais cedo. Também faço questão que comecem a ter menos ecrãs e estimulação ao final do dia, já que em tempo de escola, normalmente não há televisão, ou outros ecrãs, durante a semana. 

Também, falo de como passamos de um rotina de alimentar de snacks e gelados, para a nossa rotina alimentar base. Nas férias nem sempre há sopa, nem há grande preocupação em relação a isso. Há algum tempo que tendo a libertar-me mais do peso da alimentação nestes dias. Diria até que é isso que passou a dar validade a tudo o que comem e fazemos no resto do ano! Nesta questão, não fazemos nada de especial na transição de férias para tempo escolar. Diria mais que fazemos um trabalho contínuo ao longo do ano, para que haja uma distinção clara do que é a alimentação em casa e a alimentação fora de casa.

Não percam este episódio cheio de dicas para o regresso às rotinas!

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: