Setembro é o mês de muitos começos e regressos. No que toca aos nossos pequenos, muitos deles estão a regressar à escola, mas muitos outros a iniciar ou a fazer troca de escola. Este primeiro episódio é dedicado aos desafios que encontramos, quando as crianças deixam o ambiente familiar para entrar na escola, ou apenas a trocas de instituições.

Com três filhos, já conto com 3 inícios de escola, uma por cada filho, e 3 troca de escola, a Luísa já trocou 2 vezes e a Teresa 1 vez de escola. Isto já representa um bom currículo de experiências distintas de inícios, regressos e trocas, que quero partilhar com vocês.

As minhas dicas para quem vai começar este processo em breve são simples:

  • os pais devem estar tranquilos – eu percebo que possa ser difícil, são os nossos bebés e vão ficar nas mãos de outras pessoas. Mas temos de confiar nessas pessoas que escolhemos para cuidar deles. A nossa tranquilidade reflecte-se neles e ajuda muito no processo.
  • estimular a ideia de que ir para a escola é bom – falar coisas boas e positivas sobre a escola e evitar ao máximo o negativo. Reforçar que vão brincar muito, que existe um escorrega (se a criança gosta de escorregas), ou que tem isto ou aquilo que a criança gosta muito. Evitar discursos do tipo, aqui tens que te portar bem ou põe-te de castigo, na escola não vais lá ter a mamã e o papá, etc, isso só vai criar ansiedade desnecessária na criança.
  • fazerem uma preparação com a criança – levar a criança à escola algumas vezes antes de efectivamente entrar, se possível. Podem levar a brincar no parque ou jardim, se tiver, ou se for a escola de irmãos mais velhos levar com alguma regularidade ao deixar e buscar.
  • nunca mentir –  nunca digam que voltam já e passa-se o dia inteiro. Se só os vão buscar depois de almoço, digam isso. Se só vão buscar depois do lanche, digam isso. Nunca digam que é só um bocadinho e aparecem 6h ou 7h depois.

Com a Luísa cometi o meu maior erro, que podia cometer, num início de escola. Arrependo-me até hoje e nunca mais cometi tal atrocidade. Explico tudo no episódio!

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: