Ainda estamos em Agosto, mas dentro de alguns dias tenho de tratar do regresso à escola dos meus três miúdos. Quem acompanha o blog, sabe que os lanches são religiosos. Por isso, faço questão de ter uma boa lancheira para a escola, para que os miúdos transportem os lanches bem acomodados.

Como nesta altura do ano é um tema muito pedido pelos leitores do blog, resolvi deixar-vos algumas dicas de como escolher lancheiras, para os miúdos levarem para a escola os lanches carinhosamente preparados em casa. No final, deixo-vos 5 sugestões de lanches, para o início da escola!

Que seja uma lancheira térmica

Pessoalmente, prefiro sempre que as lancheiras sejam térmicas. Uma boa lancheira térmica garante que um iogurte chegue fresquinho à hora do lanche; ou enviar uma fruta descascada que não oxide rapidamente. Contudo, e se tiverem miúdos que sejam mesmo exigentes com a temperatura do iogurte (como a minha filha mais velha), sugiro-vos passarem pelo meu post com o passo-a-passo de gelo leve para as lancheiras.


O tamanho da lancheira para a escola

O tamanho da lancheira para a escola é importante. Por um lado, queremos uma lancheira que leve o muito e o pouco. No entanto, uma lancheira muito grande, pode ser desconfortável para algumas crianças mais pequenas transportarem. Por isso, a minha dica é perceber a quantidade de comida que a criança precisa de levar – um lanche, dois lanches, um lanche e um reforço, etc – e tentar comprar uma lancheira que seja adequada a essa quantidade de comida. Uma lancheira demasiado pequena, pode privar-vos da quantidade de opções de lanches que podem enviar.

Independentemente do tamanho, opte por lancheira que tenham fecho em 3/4 da lancheira, para que a criança possa abrir e ver a totalidade do seu lanche.

De tira-colo ou de mão?

Encontramos no mercado lancheiras que podem ser divididas em 2 grupos: ou com uma grande alça para levar à tira-colo, ou com uma ou duas pequenas alças para levar na mão. Esta escolha vai depender do resto do material que a criança normalmente usa. Por exemplo, se a criança usa mochila às costas, a lancheira à tira-colo é mais difícil de utilizar, e aqui fará mais sentido uma lancheira de levar pela mão. Por outro lado, se a criança usa mochila em trolley, poderá ser mais comodo levar a lancheira à tira-colo, em vez de ocupar a outra mão com lancheira.

Ainda há a opção de ter uma lancheira que encaixa na mochila, fazendo um conjunto. Esta pode ser uma solução mais confortável de transportar mochila e lancheira.

lancheira para a escola lancheira para a escolaVer mais mochilas

Marmitas e garrafas térmicas

Para mim, marmitas e garrafas térmicas, nunca são demais! Tanto podem utilizar as marmitas para acomodar sanduíches para que não fiquem amassadas com as voltas do dia, como para guardar panquecas com frutos secos. Gosto de várias e de tamanhos diferentes para guardar vários tipos de coisas.

lancheira para a escola lancheira para a escola

As garrafas térmicas não servem apenas para transportar água, mas também leite, iogurte líquido ou batidos. Um batido pode ser uma opção de lanche da manhã ou reforço de lanche, para variar e diversificar os lanches.

garrafa térmica para lancheira para a escola garrafa térmica para lancheira para a escola

5 sugestões de lanches para a lancheira da escola:

 

*este post foi feito em parceria com a Centroxogo