Estes queques de amêndoa não são uns queques quaisquer. Mais que a presença obrigatória em todas as festas de aniversário cá em casa, posso dizer que foi a primeira receita que pesquisei no sentido de um estilo de vida mais saudável há 5 anos (a milhas do que considero hoje uma receita saudável).

queques de amêndoa

Lembro-me bem desse dia. Queria começar a mudar, mas tinha uma grande dificuldade em mudar o que me dava mais prazer fazer: doçaria e pastelaria. Ainda tenho a receita destes queques impressa num papel, já amachucado. Tem bocados de massa de queques colada em todo o lado. Está em inglês e sem título, por isso, nem sei de onde a tirei.

O que mais gosto desta receita é a sua versatilidade. Mudando alguns ingredientes e consegue-se queques completamente diferentes! Até já publiquei uma dessas variações aqui no blog. Quem se lembra dos queques de avelã e cacau?

Faço estes queques com muita regularidade e é dos preferidos cá de casa, em qualquer uma das suas versões. São húmidos, sem serem demasiado pesados. Também, já fiz em modo bolo, por exemplo. Numa forma de bolo inglês e fica igualmente bem. Uma massa absolutamente deliciosa.

Visto que este papelito já anda cá por casa há 5 anos, está na hora de o colocar aqui no blog. Quero ver se não perco esta receita maravilhosa de queques quase saudáveis!

Queques de amêndoa [desde os 12 meses]
Serve 12
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 120grs de iogurte natural (pode-se utilizar iogurte de soja)
  2. 3 ovos
  3. 1 colher de chá de essência de baunilha
  4. 100grs de açúcar mascavado (ou açúcar de coco)
  5. 140grs de farinha de trigo branca com fermento
  6. 100grs de amêndoa moída
  7. 75grs de manteiga derretida (ou óleo vegetal não refinado a gosto)
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 170º.
  2. Numa taça juntar todos os ingredientes húmidos: o iogurte, os ovos e a essência de baunilha. Misturar bem e reservar.
  3. Noutra taça juntar todos os ingredientes secos: a amêndoa, a farinha, o açúcar, misturar bem.
  4. Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misturar até a massa ficar suave.
  5. Por fim, adicionar a manteiga derretida e envolver.
  6. Distribuir em formas para queques e levar ao forno por 15-17 minutos (eu gosto deles ligeiramente mal cozidos, ficam mais húmidos).
Notas
  1. Se optar por usar farinha sem fermento adicione uma colher de chá de fermento para bolos.
  2. Pode-se utilizar iogurte de aroma para fazer queques com outros sabores, assim como variar no fruto seco (nozes ou avelãs). Para a versão de chocolate, basta substituir uma colher de sopa de farinha por uma colher de sopa de cacau.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver outras receitas de queques

Queques fofos de chocolate

Queques de avelã e cacau

Queques de coco e manga

Queques de maçã