Tem sido a receita mais pedida pelos leitores do blog e seguidores do Instagram. Mas finalmente, cá está ela. Estes queques de banana e laranja são um verdadeiro hit cá em casa, tenho-os sempre no congelador e não passa uma semana que os miúdos não peçam para comer ao pequeno-almoço ou levar para o lanche. 

A receita é inspirada nos queques de maçã e banana da Ella Woodward do livro “The Plant-based Cookbook”. Eu já fiz a receita original com maçã, embora corte sempre na quantidade de açúcar de coco que ela indica na receita. A receita indica para colocar 200g e eu coloco sempre menos de 50g e ficam super doces. Para mim, receitas que levam tanta fruta não precisam de mais açúcar. 

A versão de banana e laranja surgiu num dia que os miúdos pediram para fazer os queques e eu não tinha maçãs. Mas tinha imensas laranjas para gastar. Experimentei a substituição e desde o primeiro dia que foram um sucesso. Tenho atrasado a introdução da receita aqui no blog, porque fui fazendo pequenos ajustes, até encontrar a combinação de quantidades perfeita (pois é, não basta trocar as maçãs por laranjas e pronto).

Se as bananas forem bem maduras e as laranjas muito docinhas, esta receita prescinde de qualquer adição de açúcar. No entanto, se as bananas não estiverem no ponto e as laranjas forem mais ácidas, equacionem juntar uma colher de sopa de açúcar de coco ou mascavado, consoante o vosso gosto.

Podem cozinhar em formas de queques, ou em formas de madalenas, como eu fiz desta vez (a pedido deles). Não é uma massa que vá funcionar em forma de bolo normal, mas acredito que dê uma ótimas panquecas também.

queques de banana e laranja

Congelar os queques de banana e laranja

Estes queques são ótimos para congelar e ficam sempre perfeitos. Podem fazer uma grande quantidade e terem sempre prontos no congelador para pequenos-almoços ou lanches.

Deixem os queques arrefecer, coloquem numa caixa e no congelador. Para descongelar retirem na noite anterior, para o pequeno-almoço, ou de manhã para o lanche. Mesmo que coloquem congelados na lancheira de manhã, à tarde estarão perfeitos. Uma dica importante, coloquem um pano ou folha de papel absorvente por baixo, ou dentro da lancheira, para absorver o liquido libertado ao longo da descongelação.

Queques de banana e laranja
Serve 12
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 3 bananas pequenas e bem maduras descascadas
  2. 2 laranjas descascadas
  3. 3 colheres de sopa de óleo de coco
  4. 230g de farinha de espelta (usei integral)
  5. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  6. 1/2 colher de chá de fermento
  7. 1 colher de sopa de açúcar de coco (opcional) - não uso
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Num liquidificador ou robot de cozinha triturar a banana com as laranjas e o óleo de coco.
  3. Numa taça colocar a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento. Misturar.
  4. Juntar a mistura de banana com a de farinha e envolver bem.
  5. Distribuir a massa por formas de queques ou madalenas e levar ao forno por 20-25 minutos.
Notas
  1. A massa pode ser toda feita no liquidificador ou robot de cozinha. Primeiro triturar a banana, as laranjas e o óleo de coco, depois juntar a farinha, bicarbonato e fermento e misturar.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Mais receitas de queques: