Sim, eu sei, na foto parecem doughnuts, mas só de forma. Na verdade esta é uma receita de queques de banana e maçã, feitos numa forma de roscas no forno (doughnuts são feitos com massa cortada e frita). De qualquer forma, são deliciosos e muito apreciados pelos três miúdos cá em casa.

Lembram-se dos queques de banana e laranja? Eu falei-vos que eles eram inspirados noutra receita da Ella Woodward de queques de maçã, banana e espelta. Já faço esta receita há algum tempo, mas sempre reduzi consideravelmente o açúcar de coco da receita. No início colocava 50g e mesmo assim achava-os muito doces. Se usarem bananas bem maduras e maçãs bem doces, até podem prescindir do açúcar. Pessoalmente ainda ponho uma colher de sopa (cerca de 15g), para um total de 14-16 queques/roscas.

Se não colocarem o açúcar de coco, podem oferecer estes queques desde os 6 meses aos bebés. A forma de rosca pode ajudar na pega dos queques, para bebés mais pequeninos.

queques de banana e maçã

Escusado seria dizer que esta receita deve ficar maravilhosa com uma colherzinha de canela (coisa que eu nunca faço). Se forem apreciadores, recomendo que incluam a canela.

Receitas com banana

Quando as receitas são feitas à base de banana, correm o risco de ficarem massudas por dentro, não cozinharem e até ficarem com aspecto enqueijado. Também, frequentemente me dizem que não ficam doces e até parece que ficam ligeiramente azedas. Isso deve-se ao uso de bananas pouco maduras.

Quando uma receita pede bananas, usem aquelas bananas mesmo muito maduras, cheias de manchas castanhas na casca, já a ficarem melosas quando abrimos. Estas são as bananas que vão trazer os melhores resultados: receitas mais adocicadas e saborosas, massas leves, que crescem.

Queques de banana de maçã
Serve 14
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 maçãs bem maduras (Royal Gala costumam ser as mais doces)
  2. 2 bananas bem maduras
  3. 120ml de bebida vegetal (usei de aveia)
  4. 3 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
  5. 230g de farinha de espelta (ou trigo)
  6. 1 colher de sopa de açúcar de coco (opcional)
  7. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  8. 1 colher de chá de fermento em pó
  9. 1 colher de café de canela (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Numa liquidificadora ou robot de cozinha, colocar as maçãs descaroçadas (podem ir com casca), as bananas descascadas, a bebida vegetal e o óleo de coco. Triturar.
  3. Juntar a farinha, o bicarbonato, o fermento, o açúcar e a canela. Triturar até obter uma massa homogénea.
  4. Colocar a massa em forma de queques ou de roscas a 3/4 da forma (ainda cresce).
  5. Levar ao forno por 20-25 minutos.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar: