É provavelmente O Tema do momento e diariamente somos bombardeados com informação, notícias e indicações para conter o Coronavirus. Desde que voltámos das férias de Natal que é tema cá em casa e que falo abertamente e tranquilamente sobre tudo o que se passa à volta deste tema.

As meninas frequentam uma escola, cuja população é maioritariamente estrangeira, ou tem relação com o estrangeiro, e, por isso, muitas deslocações para fora do país. Portanto, será à partida um local mais vulnerável à entrada de um vírus altamente contagioso como o Coronavirus. 

Logo aqui decidi falar seriamente com elas precocemente, por vários motivos:

  • prepará-las para eventuais mudanças nas rotinas delas, nomeadamente crianças que faltassem à escola por estar de quarentena;
  • evitar episódios de xenofobia por se associar o vírus à China;
  • prepará-las para maiores cuidados de higiene das mãos e higiene respiratória;
  • criar um canal de comunicação para caso tivessem dúvidas e questões que necessitassem de esclarecer.

Consigo perceber através delas, que apesar de algum medo, no geral estão tranquilas. Sempre que as notícias se intensificam, como quando começaram a aparecer casos em Portugal, elas respondem de forma calma e sinto que estão emocionalmente preparadas.

É normal que perante estas notícias de doentes e mortos as crianças fiquem mais nervosas e ansiosas. É preciso criar o ambiente de seguranças e confiança, para tranquilizar-las. Para mim, esse ambiente passa inevitavelmente pela informação e a partilha dessa informação de forma ajustada às idades dos nossos filhos. 

Na altura em que viajámos para Londres surgiram muitas questões se não seria arriscado fazê-lo. Na altura, depois de muita ponderação, não nos pareceu arriscado. Hoje, provavelmente a nossa decisão seria diferente.

Deixo-vos um documento da OMS com linhas orientadoras para ajudar crianças a lidarem com stress durante o surto de covid-19.

Poderá interessar:

Como mencionei no início do episódio, podem ouvir dois episódios sobre o Coronavirus muito interessantes:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: