Pois é, entrámos em quarentena e eu resolvi não vos abandonar. A pedido de muitas pessoas resolvi continuar com o podcast, nesta série especial de quarentena. Espero não falar apenas sobre quarentena e vírus, mas o tempo nos dirá que temas trazer e que sejam pertinentes à situação em que todos vivemos actualmente.

Confesso que depois do episódio da semana passada, estava longe de imaginar que iríamos 

O que tenho feito por mim

Por mim, vou falando com familiares e amigos, por telefone ou vídeo-chamada. Carrego o telemóvel duas vezes ao dia, de tantas mensagens que trocos e telefonemas que fazemos. Desde que entrámos de quarentena, não estivemos com mais ninguém da nossa família.

Também saio à rua, com todos os cuidados antes, durante e depois destas saídas. A nossa casa não tem varanda e é num 9º andar, que inviabiliza estarmos à janela ou ter janelas abertas sistematicamente (“morremos” de medo de um acidente). Também seria insalubre ficarmos trancados em casa todo este tempo. Portanto, saímos até ao jardim do prédio, pelo menos uma vez por dia com os miúdos, para apanharem ar, correrem e andarem de bicicleta. 

Para além das saídas com eles, faço uma saída sozinha, combinada com o pai deles. Usamos esta saída apenas para caminhar, conseguir algum sossego e conseguirmos pensar sobre as mais variadas coisas (com 3 crianças em casa é difícil conseguir ouvir os nossos pensamentos). 

O que têm feito os miúdos

Como disse acima, eles saem pelo menos uma vez por dia, por cerca de 30 minutos. Andam de bicicleta ou correm, que é fundamental, visto que estamos mais sedentários agora. Aliado com o facto que tendemos a comer mais, é fundamental algum exercício físico diário. Para além destas saídas, também fazem uma aula à escolha por televisão: yoga, ginástica ou dança, são os mais pedidos. 

Temos feito video-chamadas com os amigos e eles até brincam uns momentos assim! Tem sido ótimo para eles manterem a ligação aos amigos e desanuviarem dos pais e dos irmãos. 

O que tenho feito pelos meus vizinhos

Sempre que desço para as nossas saídas, levo álcool e um pano e passo por todos os botões e puxadores que temos no percurso. É um pequeno gesto para proteger os nossos vizinhos mais idosos, caso usem o elevador, porta do prédio e casa do lixo. 

O que tenho feito para vocês

Bom, deste lado vou continuar a criar conteúdos no blog, a publicar receitas, embora não seja fácil ser criativa com receitas nesta altura. Tendo a fazer aquelas coisas que sei que todos vão comer e a não desperdiçar comida em experiências. Por isso, vou tentar publicar por aqui algumas receitas básicas que faço sempre, mas que nem sempre vêm para aqui. Acho que é a altura ideal.

Também, vou manter o podcast na medida do possível, e podem contar com pelo menos um episódio semanal. Enviem-me ideias e sugestões de temas para abordar por aqui.

Por fim, e mais para os vossos filhos, ontem tivemos a ideia de partilhar no Instagram a história antes de dormir em directo. Este vídeo fica disponível por 24h no Instagram e podem mostrar aos vossos filhos, para que ouçam mais uma história, conheçam mais um livro. É mais um pequeno contributo nosso, neste tempo de pandemia.

Saídas durante a quarentena em segurança

Como disse acima, nós saímos da nossa casa o mínimo e essencial. Saímos porque conseguimos fazê-lo em condições de seguranças. Vou deixar-vos algumas notas a terem em atenção na hora de sair.

  • Sair o mínimo possível e estritamente necessário: 20 minutos para apanhar ar e sol.
  • Frequentar um espaço ao ar livre e amplo (um jardim), que permita distanciamento de outras pessoas.
  • Usar um par de calçado e casaco para as saídas e deixá-los numa zona isolada à porta da casa, ou no exterior da casa. 
  • Não tocar em nada, sentar, usar mobiliário de rua para brincadeiras ou exercício.
  • Levar luvas para utilizador puxadores e botões de elevador, ou desinfectar antes de os usar (e depois, para ficarem limpos para outros utilizadores).
  • Não levar as mãos à cara (mesmo com luvas).
  • Ao chegar a casa, deixar os sapatos à entrada e casacos, numa espécie de zona “potencialmente contaminada”, lavar bem as mãos ou desinfectar.

quarentena

Espero que este post e episódio tenha sido útil, que vos faça um bocadinho de companhia e que vos ajude neste período mais difícil. Vamos todos fica bem, assim o espero.

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: