Neste tempo de quarentena, há que ser criativo! E eu cada vez mais acredito que crianças aborrecidas, têm as ideias mais giras. Depois de sugerir uma tarde de cinema cá em casa, os miúdos deram imensas ideias, desde fazer bilhetes e uma entrada à cinema, para tornar esta sessão de cinema mais gira e diferente. Veio à baila umas pipocas doces como as do cinema. Enquanto eles desenhavam os bilhetes e dinheiro, eu tratei das tais pipocas (cá em casa impera o nem sempre nem nunca)

Pipocas no microondas não são novidade para mim. Já faço há algum tempo, só com água e milho. Mas hoje o pedido era que fossem doces e estaladiças como as do cinema. E por isso, inventei!

Como fazer pipocas doces no microondas?

Primeiro, vão precisar de um recipiente que aguente altas temperaturas. Se fizerem sem açúcar, só com água, podem usar uma taça de louça ou vidro. Se usarem açúcar ou outro adoçante, este atinge altas temperaturas e precisam de algo mais resistente, idealmente um tabuleiro de ir ao forno. Usar taças de vidro para fazer pipocas doces (com caramelo, portanto), correm o risco de as estalar e partir (por experiência própria).

Depois precisam de uma forma de cobrir esse recipiente. Pode ser uma tampa de microondas ou uma folha de película aderente furada (tapem o recipiente com a película bem esticada e furem com um palito ou garfo). Esta cobertura serve apenas para conter as pipocas quando rebentam e não ficarem espalhadas no microondas. 

No recipiente coloquem açúcar (podem usar branco, amarelo, de coco, o que quiserem), juntem água e dissolvam bem esse açúcar ou adoçante. Juntem o milho e envolvam na calda. Por fim, é só levar ao microondas 7-10 minutos na potência máxima (vai depender da potência e da quantidade de milhos) e já está!

pipocas doces no microondas

Podem colocar os mais novos a fazer a parte de preparação para levar ao microondas. Contudo, deve ser um adulto a retirar as pipocas do microondas, pois o recipiente fica muito quente.

O meu recipiente ficou com caramelo agarrado e agora?

É normal isso acontecer, mas não é um drama. Coloquem um pouco de água quente (não precisa de ser a ferver basta água o mais quente que sai da torneira). Deixem amolecer e depois lavem normalmente. Simples!

Quando oferecer pipocas a crianças?

Caso não saibam, as pipocas são dos alimentos mais perigosos para oferecer a bebés, pois podem engasgar com facilidade. São difíceis de mastigas e gerir na boca. Idealmente, deve-se oferecer apenas quando bebé possui a dentição molar e uma maior experiência a mastigar. Ou seja, por volta dos 24 meses.

Pipocas doces no microondas
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
  2. 1 colher de sopa de água
  3. 4 colheres de sopa de milho para pipocas
PREPARAÇÃO
  1. Num recipiente de ir ao forno e microondas (vidro ou louça), colocar o açúcar e a água. Misturar bem até o açúcar estar dissolvido.
  2. Colocar o milho e envolver os grãos na calda de açúcar.
  3. Cobrir com uma tampa de microondas, ou película aderente e colocar no microondas 7-10 minutos na potência máxima (precisei dos 10 minutos nos 900W).
Notas
  1. Podem parar o tempo a meio, para envolver melhor o milho no caramelo/açúcar derretido.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/