Nunca fiz tanto pão em casa como agora! Cá em casa gosta-se de pão quentinho, mas a limitação de sair à rua em tempo de estado de emergência, faz com que não seja possível comprar pão acabado de fazer no supermercado em frente de casa. Portanto, acabo eu por fazer pão em casa e resolver esse problema. 

Para já, tenho 2 receitas que simplesmente adoro (e a malta cá de casa também): o Pãodemia da Filipa Gomes e o Pão de 10 Dobras da Érika Baldiotti. Já fiz ambas com trigo e espelta e as duas ficaram muito bem! A base das receitas é a mesma, o tempo de confecção e técnica de cada uma é que varia.

Como fazer o Pãodemia da Filipa Gomes

A receita de Pãodemia da Filipa Gomes está na integra no IGTV dela. É uma receita muito simples de fazer, dá pouco trabalho, só leva um pouco de tempo a fermentar (mas isso não é propriamente uma desvantagem. Este é o que tenho feito mais vezes, precisamente pela sua simplicidade! Já fiz versão trigo (a preferida cá em casa), 100% espelta, mistura de espelta e centeio (o mais saboroso), em bola e em forma (tipo pão de forma). Todos os pães foram adorados por pais e filhos desta casa. Esta é sem dúvida uma das melhores receitas que já fiz, de sempre (para além da categoria de pão).

O que mais gosto nesta receita, é preparar tudo à noite, deixar a massa a descansar e logo pela manhã cozer o pão.

Ingredientes:

  • Farinha – 3 chávenas ou cerca de 420g
  • Fermento de padeiro seco – 1 colher de café
  • Sal – 1 colher de chá
  • Água – 1 chávena e 1/4 a 1/2 ou 300-360ml

Preparação:

  1. Numa taça colocar a farinha, o fermento e o sal. Dar uma mexida rápida com as mãos ou colher de pau.
  2. Juntar a água e envolver com uma colher de pau (eu gosto de mexer com as mãos). Não necessita amassar, só ligar a farinha com a água até formar uma bola pegajosa.
  3. Cobrir com um pano e deixar num espaço ameno, que não tenha variação de temperatura (deixo na despensa), por 8h-12h.
  4. Ligar o forno a 250º e colocar um tacho de ferro, ou semelhante, ou um pirex com tampa. Também serve um pirex com tampa de um tacho.
  5. Numa folha de papel vegetal, polvilhar um pouco de farinha e colocar a massa. Suavemente, formar uma bola tosca, sem amassar. 
  6. Colocar a massa no papel vegetal dentro do tacho e levar ao forno por 30 minutos.
  7. Desligar o forno, destapar o tacho e deixar acabar de cozer com o calor residual do forno por mais 10 minutos.
  8. Deixar arrefecer e servir.

Dica: como não uso papel vegetal, cozo o pão num tapete de silicone, que lavo e reutilizo. O pão fica com alguns vincos (não fica uma bola perfeita), mas nós não nos importamos.

Como fazer o Pão de 10 Dobras da Érika Baldiotti

Conheci a Érika através da página de instagram dela “Mundo BLW” e fiquei apaixonada pela simplicidade com que cozinha. Mesmo o meu jeito. Já fiz algumas receitas dela, incluindo este pão. Este pão dá um pouco mais de trabalho que o Pãodemia. É ideal para preparar durante a tarde e ter um pãozinho pronto à hora do lanche. Também, para quem gosta do processo de amassar, pode ser um pão mais interessante de fazer.

Ingredientes:

  • Farinha – 500g
  • Fermento de padeiro seco – 1 colher de café
  • Sal – 1 colher de chá
  • Água – 350ml

Preparação:

  1. Numa taça colocar a farinha, o fermento e o sal. Dar uma mexida rápida com as mãos ou colher de pau.
  2. Juntar a água e envolver com uma colher de pau (eu gosto de mexer com as mãos). Não necessita amassar, só ligar a farinha com a água até formar uma bola.
  3. Deixar repousar 10 minutos.
  4. Fazer o seguinte procedimento: 10 dobras à massa, 10 minutos de repouso, 10 dobras à massa, 10 minutos de repouso, 10 dobras à massa, 10 minutos de repouso, 10 dobras à massa.
  5. Cobrir com um pano e deixar num espaço ameno, que não tenha variação de temperatura (deixo na despensa), por 1h (a massa deve dobrar de tamanho).
  6. Numa folha de papel vegetal, polvilhar um pouco de farinha e colocar a massa. Suavemente, formar uma bola tosca, sem amassar. Colocar num tacho de ferro, ou semelhante, ou um pirex com tampa. Também serve um pirex com tampa de um tacho.
  7. Ligar o forno a 220º e deixar aquecer bem.
  8. Levar o tacho ao forno por 25 minutos.
  9. Destapar o tacho e deixar acabar de cozer por mais 15-20 minutos.
  10. Deixar arrefecer e servir.

Dica: apontar os 10 minutos de repouso e as dobras, para ir riscando e não se perder. 

Que farinhas usar?

Estas duas receitas funcionam com farinhas com glúten, de trigo (híbrido, espelta, kamu, barbela, etc) ou centeio. Quanto mais branca e refinada for a farinha, mais leve e fofo será o pão. O centeio resulta num pão mais denso e de sabor mais intenso. 

Substituir o fermento de padeiro seco

No mercado encontramos fermento padeiro em dois formatos: seco e fresco. Ambos são passíveis de ser usados na confecção de pão. Se uma receita pedir 5g de fermento de padeiro seco, como estas duas, deve-se colocar entre 10g-15g de fermento fresco (algumas pessoas defendem que é o dobro, outras que é o triplo). 

Também, é possível usar massa mãe para fazer estes pães. E aqui há várias formas de conseguir a massa mãe.

  1. Podemos guardar um pedaço de massa do último pão que fizeram, ou fazer de raiz com água e farinha.
  2. Fazer a massa mãe de raiz com mistura de água e farinha. 

Se quiserem fazer a opção 2, a partir de hoje vou fazer massa mãe do zero e mostrar o processo no Instagram do Na Cadeira da Papa. Depois ficará lá tudo guardado num destaque e farei um post aqui no blog, com o passo a passo. 

Para usar massa mãe em substituição do fermento de padeiro, e segundo a recomendação da Joana Costa Roque, usa-se 100g de massa mãe por cada 500g de farinha da receita. Portanto, nestas duas receitas usam aproximadamente 85g-100g de massa mãe, em substituição ao fermento de padeiro. Podem dissolver a massa mãe na água e juntar à farinha com sal. Com a massa mãe, é provável que tenham que deixar a massa de pão levedar por mais tempo.