Tenho estado a fazer massa mãe e a partilhar no Instagram todas as minhas experiências (está tudo guardado nos destaques). Mas ainda antes de falar nisso aqui no blog, quero trazer-vos a receita de crackers que fiz com desperdício de massa mãe. Mas esta receita serve para toda a gente, não só quem está a fazer massa mãe!

crackers caseiras

A dada altura da formação da minha massa mãe, tive que “descartar” uma parte da massa. Acontece quando só adicionamos alimento (farinha) e água aos fermentos até os activar (que pode levar mais ou menos tempo), a dada altura temos tanta massa mãe que passa a ser necessário dar mais alimento e ficarmos com ainda mais. Certo, é uma bola de neve. Portanto, o que faço, caso ainda não tenha fermentos muito activos na minha massa mãe, é tirar uma parte (descarte) e continuar a alimentar a restante.

Com esse descarte podem-se fazer várias coisas. No fundo é água e farinha, só têm que adicionar mais alguns ingredientes e podem fazer umas panquecas ou umas crackers caseiras, como estas. 

crackers caseiras

Crackers caseiras – receita base (sem massa mãe)

Vamos começar pela receita base, que toda a gente pode fazer. Já faço esta receita há vários meses e já usei várias farinhas: centeio, trigo, espelta e aveia.

As diferenças a nível de quantidades é quase desprezível e faço sempre a mesma relação: 1 medida de água para 2 medidas de farinha. Tempero com um pouco de azeite, pitada de sal e por vezes uso ervas aromáticas, como oregãos secos. Uno tudo com uma espátula, amasso com a mão até formar uma bola. É normal algumas vezes necessitar de mais uns salpicos de água, ou um pouco mais de farinha (varia do tipo de farinha que usar). Se preferir crackers mais areadas junte fermento para bolos à farinha (uma colher de chá por cada chávena ou 100g-120g de farinha).

Depois de formar a bola, estenda a massa num tapete de ir ao forno, ou folha de papel vegetal. Pode usar outra folha por cima da massa, para garantir que o rolo não cola à massa. Estenda a massa até fica bem fina (com 1-2 mm de espessura) e mais ou menos no formato de um rectângulo.

Por cima pode adicionar sementes a gosto: sésamo, papoila, girassol, etc. Polvilhe por cima as sementes e passe mais uma vez o rolo da massa para fixar bem as sementes à massa. Por fim, fazer vários golpes na massa com uma faca ou cortador de pizza, que servem de guias para partir das crackers no final de cozinhadas.

Depois é só levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 20-30 minutos, ou ate ficarem bem douradas.

Crackers caseiras
Serve 20
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 chávena de farinha (centeio, trigo, espelta ou aveia)
  2. 1 colher de sopa de azeite
  3. 1/2 chávena de água
INGREDIENTES OPCIONAIS
  1. 1 pitada de sal
  2. 1 colher de chá de fermento para bolos
  3. sementes a gosto
Indicações
  1. Pré-aquecer o forno a 160º.
  2. Numa taça colocar a farinha, o sal e o fermento (se utilizar). Colocar o azeite a água.
  3. Começar a unir os ingredientes com uma colher e tentar moldar uma bola com a mão.
  4. Se a massa não formar bola e estiver muito seca, junte alguns salpicos de água (basta molhar as mãos e voltar a moldar). Se a massa estiver muito pegajosa e colar às mãos, polvilhe um pouco mais de farinha.
  5. Quando a massa formar uma bola, coloque num tapete de silicone de ir ao forno ou papel vegetal e estique num rectângulo de 1-2 mm de espessura.
  6. Se quiser adicionar sementes, polvilhe por toda a massa e passe o rolo por cima para as fixar à massa.
  7. Marque a massa com uma faca ou cortador de pizza, para separar as crackers no final de feitas.
  8. Leve ao forno por 20-30, ou até as crackers ficarem bem douradas.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Crackers caseiras – com massa mãe

Quando temos desperdício de massa mãe, ou massa mãe efectivamente que precisamos de usar, basta temperar com azeite e sal (se desejar) e juntar farinha até formar bola. Como muitas vezes estas massas têm muita hidratação (água), não necessitarão de mais. A farinha usada nas crackers pode ser diferente da usada na massa mãe. 

Poderá interessar