As bananas são altamente versáteis na cozinha. São uma ótima opção para adoçar panquecas, queques ou bolos. Contudo, para que este tipo de massas saiam na perfeição é importante saber cozinhar com banana, acima de tudo, escolher o ponto certo de amadurecimento das bananas.

Regularmente recebo mensagens de pessoas que tentam reproduzir receitas com banana e acabam com massas densas e encruadas. Por isso, este post tenta esclarecer onde poderá estar o problema, e este poderá ser no estado de maturação da banana.

Cozinhar com banana

Desde o início do blog, em 2015, que a banana é um ingrediente a que recorro muito na maioria das minhas receitas. É uma fruta naturalmente muito doce e que oferece às massas de panquecas, queques e bolos uma ótima consistência e textura.

Mas em 5 anos de blog aprendi muito de como cozinhar com banana. Foram bastantes as vezes que tentei reproduzir receitas que saíam encruadas, sem cozer totalmente, ou com textura estranha. O que fui descobrindo com o tempo e as minhas experiências é que o grande problema muitas vezes residia no amadurecimento da banana.  

Para cozinhar com banana esta tem que estar muito madura. Mas muito madura mesmo, naquele estado que já ninguém lhe pega para comer. Não só a banana é muito mais doce nesta fase, como a sua textura é menos fibrosa cozinhando com mais facilidade.

Também, percebi que quando a banana é liquefeita (em liquidificadora ou robot de cozinha) integra nas massas mais facilmente, resultando em massas mais fofas e menos densas. Por outro lado, a banana simplesmente esmagada com o garfo, pode levar a que esta não seja envolvida com os restantes ingredientes tão facilmente e também que não coza de forma uniforme. 

Portanto, podemos ajustar a textura das nossas panquecas, queques e bolos, através do estado de maturação das bananas e de quanto finamente as trituramos. 

Para uma massa mais fofa, recomendo escolherem bananas em estado “madura demais”.

cozinhar com banana

imagem adaptada daqui

Como amadurecer bananas?

Caso não tenham bananas no ponto ótimo para cozinhar, podem amadurece-las em poucos minutos em casa. Basta colocar as bananas que deseja, com casca, num tabuleiro e colocar no forno a 150º por 15-20 minutos, ou até a casca das bananas ficar totalmente castanha. Depois é só abrir a casca com um corte longitudinal e retirar a polpa da banana com uma colher (elas não ficam firmes para descascar normalmente). 

Posso congelar bananas para depois cozinhar?

A resposta é: sim! Já escrevi aqui no blog sobre o uso a dar a bananas congeladas, normalmente em batidos e gelados. Contudo, estas bananas também podem ser usadas para cozinhar panquecas, queques e bolos. Para isso basta deixar descongelar os pedaços de banana que deseja à temperatura ambiente e usar normalmente na receita.

Receitas com bananas