Ainda antes de ter o blog experimentei uma receita muito partilhadas nos grupos de maternidade de bolachas de banana e aveia para bebés. Confesso que comigo nunca resultaram muito bem, ficavam peganhentas e de textura estranha. Ao longo do anos fui tentando várias versões até que deixei meio de lado esta ideia de conseguir fazer umas bolachas de aveia com poucos ingredientes.

A quarentena tem aquele quê de inspiração e voltei a pegar nesta ideia de uma receita simples de bolachas de aveia. Esbarrei com a variação com manteiga de amendoim, que quanto a mim, me pareceu perfeita. Depois de alguns ajustes no procedimento consegui que ficassem com a textura de bolacha que sempre quis. 

Em suma, para estas bolachas precisam de apenas 3 coisas: banana, manteiga de amendoim e aveia.

bolachas de aveia e manteiga de amendoim

Banana

A banana é o ingrediente que vai adoçar estas bolachas. Mas se por algum motivo não gostam ou não podem comer banana dou uma alternativa mais abaixo, pois há que fazer ajustes nas quantidades dos restantes ingredientes.

A banana na receita é uma banana grande. Se optarem por fazer com banana da madeira pequeninas, será melhor colocar duas.

Para estas bolachas resultarem, a banana tem que ser bem madura e tem que ser esmagada. Não cedam à tentação de triturar a banana num robot de cozinha ou processador, pois acabarão com bolachas fofinhas no meio (a não ser que esse seja o vosso objectivo).

Manteiga de amendoim

Para esta receita podem usar manteiga de amendoim, ou amêndoa, ou caju, de acordo com a vossa preferência. Convém que seja a manteiga de uma oleaginosa, que vai ajudar na liga e consistência final da bolacha.

Podem fazer a vossa própria manteiga de oleaginosas em casa. Aqui no blog encontram duas receitas:

Aveia

Eu optei por usar os flocos de aveia desfeitos em farinha (trituro no robot de cozinha). Podem usar os flocos inteiros também, ou mesmo outras farinhas (deixam de ser bolachas de aveia e passam a ser bolachas maravilhosas de outra coisa qualquer). Podem usar trigo ou espelta.

Extras nestas bolachas de aveia

As bolachas são maravilhosas assim mesmo. Mas se quiserem podem juntar alguns extras, como pepitas de chocolate, ou passas. 

bolachas de aveia com pepitas de chocolate

Bolachas de aveia
Serve 18
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 banana madura
  2. 60g ou 1/4 de chávena de manteiga de amendoim
  3. 90g ou 1 chávena de farinha de aveia
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Numa taça colocar a banana descascada e a manteiga de amendoim. Com um garfo esmagar a banana misturando com a manteiga de amendoim.
  3. Juntar a farinha de aveia e misturar bem com o garfo. Na fase final ajudar com a mão para ligar todos os ingredientes.
  4. Moldar as bolachas com as mãos, fazendo bolinhas e comprimindo ligeiramente entre as duas mãos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e com um garfo pressionar o centro da bolacha.
  5. Levar ao forno por 25-30 min ou até as bolachas ficarem bem douradas.
Notas
  1. Não misturar com robot ou processador de cozinha, ou as bolachas acabam com uma textura de bolo no centro.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Como disse acima, se quiserem fazer sem a banana, devem usar as seguintes proporções:

  • 50g de um adoçante líquido
  • 90g de manteiga de amendoim
  • 90g de farinha de aveia

A preparação da receita é igual, mas o tempo de cozedura é cortado para 15-20 minutos. 

Poderá interessar: