Não sou pessoa de menus. Não consigo imaginar o que me vai apetecer cozinhar daqui a 3 dias. Sou mais de me guiar pela inspiração, vontade e tempo, e até hoje não tem corrido mal. Por isso, há uma série de coisas que não prescindo ter na minha cozinha e é disso que vos vou falar nesta rubrica, os meus must have da cozinha, para elaborar pratos saborosos e nutritivos. O primeiro post vai precisamente para a banana congelada. 

banana congelada

Tenho sempre, mas SEMPRE, banana no congelador. Aproveito aquelas bananas já muito maduras, que sei que ninguém cá em casa vai querer comer. Até dou por mim a desejar que as bananas amadureçam rápido para as congelar!! Ou mesmo, compro um cacho de bananas maduras na frutaria (a senhora até já me diz com um sorriso “são para congelar”). Até a L. já sabe, olha para a fruteira e comenta “aquela bananinha está boa para congelar para os batidos” (espertalhona).

A banana congelada é uma ótima base para diversas receitas doces. É naturalmente muito doce e por isso prescinde-se da utilização de outros adoçantes.

E perguntam vocês: o que posso mesmo fazer com banana congelada? Vou deixar-vos 3 sugestões: 1 bebida, 1 sobremesa e 1 lanche pequeno-almoço. 

Batidos

batidomorango01

Podem usar a banana congelada, juntamente com outra fruta congelada (ou não), ou com alfarroba ou cacau, para fazerem batidos. Basta juntar um pouco de leite ou bebida vegetal e ficam com um batido de fruta, super aveludado. 

batidomorango03

batidocacau03

Aqui no blog têm duas sugestões: batido de morango e banana e batido de “chocolate”.

 

Gelados

geladobananacoco04

A banana congelada batida num processador ou liquidificadora, fica com uma textura super cremosa e suave, ideal para fazer gelados! O tempo ainda não pede destes refrescos, mas fica a dica para os dias quentes que hão-de vir. Pode-se usar simplesmente a banana, ou adicionar fruta ou outros ingredientes para diversos sabores.

geladobananacoco02

Aqui no blog encontram a receita de gelado de banana e coco.

 

Smoothie in a bowl

*fotografia daqui

Que é como quem diz smoothie numa taça. Basicamente um batido de frutas, legumes, sementes ou outros ingredientes, triturados, mas em vez de se adicionar líquido para ficar bebível, coloca-se numa taça para se comer à colher. Ainda não experimentei nenhum destes, mas já está na lista to do, para manhãs mais quentes.

Deixo-vos duas sugestões de smoothie na taça, uma da querida Vânia do Made by Choices e outro da Minimalist Baker.

 

Para a semana trago-vos outro ingrediente que não prescindo na minha cozinha e sugestões de receitas deliciosas que podem fazer com ele.