O Francisco é um miúdo de muito alimento e sempre foi um bebé e agora criança de petiscar. Dificilmente fica um longo período de tempo entre refeições, sem pedir qualquer coisa para comer. Com o tempo, fui desenvolvendo snacks para ele. Hoje partilho alguns snacks para crianças, que podem ser apreciados aí em casa.

Lanches, petiscos e snacks para crianças

Muitas pessoas me chegam a perguntar o que eu considero um “snack”. Para mim fazemos 4 refeições principais: o pequeno-almoço, o almoço, o lanche e o jantar. Entre estas refeições, todas as pequenas refeições que fazemos, e os pequenos também, para mim são snacks ou petiscos. 

Cá em casa o Francisco é sem dúvida o mais “snackeiro” dos três e vive muito à volta dos snacks. Come as refeições principais, mas em menor quantidade de comida. Já elas, preferem as refeições principais e fazem menos snacks ao longo do dia, embora de manhã e ao chegar a casa, façam-nos todos os dias. 

Como o Francisco acaba por comer menos nas refeições principais, eu tento que os snacks dele sejam o mais nutritivos possível e oferecer uma grande variedade dentro da roda dos alimentos (vegetais, frutas, leguminosas, sementes, frutos secos e cereais). 

Não devias reduzir nos snacks para ele comer mais à hora da refeição?

Pois eu acho que não. Comida é comida, não tem hora marcada. Desde que a oferta ao longo do dia seja diversificada, para mim, não é importante que se coma mais às 12h e menos às 15h. 

O Francisco é uma criança que come pequenas quantidades de comida ao longo do dia, várias vezes. Desde bebé que é assim! Sempre mamou pouco de cada vez e várias vezes. Não acredito que negar comida ou mama, para que comam mais na refeição seguinte, seja benéfico ou positivo para eles. Só os vai deixar frustrados e irritados, por não estarmos a corresponder a um instinto deles. Por isso, eu oiço com atenção e correspondo às necessidades dele.

Há crianças que comem poucas vezes, outras que comem muitas, e está tudo certo!

As minhas sugestões de snacks

snacks para crianças, batido de banana

Um dos snacks preferido dos 3 é o batido. Dificilmente faço dois batidos iguais e vou variando os ingredientes. O mais básico é mesmo este com: 1 banana congelada, 1 colher de sopa de alfarroba em pó e 1 colher de sopa de sementes de cânhamo. Junto bebida vegetal até ajustar à textura desejada.

Ver mais receitas de batidos

snacks para crianças, maçã com manteiga de amendoim

Este é um dos meus snacks preferidos: maçã com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa. Podem fazer a manteiga de amendoim em casa, de forma muito simples, assim como a manteiga de amêndoa.

Ver receita de manteiga de amendoim

snacks para crianças: tortita de arroz sem sal com compota e sementes de chia

As tortitas de arroz são uma constante cá em casa, mas podem usar outras tostas ou mesmo pão. Para aumentar o valor nutricional deste snack, junto sementes de chia à compota. Para isso, num taça coloco (quantidades para 1-2 tortitas): uma colher de sobremesa de compota, mais uma colher de sobremesa de água e colher de chá de sementes de chia. Misturo bem e deixo a chia hidratar. Depois barro tudo na tortita. 

snacks para crianças: tremoços

A Luísa e o Francisco adooooram tremoços. Normalmente ofereço cozinhados pela minha mãe (ela tem aquela trabalheira toda de os cozer), ou de compra, mas bem demolhados, para retirar todo o sal. Adoram comer quando chegam a casa depois da escola, e às vezes levam em complemente na lancheira.

snacks para criança: húmus com grissinos

Por fim, o amado húmus do Francisco. Dos três, é o único que gosta. Normalmente prefere comer com pão ou grissinos, mas podem servir com palitos de cenoura, pepino, pimentos, etc. São ótimos snacks para crianças.

Ver a receita de húmus