Como já vos falei anteriormente, estou a fazer um plano de treinos com electroestitmulação. Uma das primeiras recomendações que me deram, foi a de ingerir algo com bastante proteína nos 30 minutos após o término do treino. Uma das opções seriam as proteínas em pó (que é só juntar água), mas eu abracei o desafio e resolvi começar a criar receitas de batidos proteicos como este batido verde Hulk, que partilhei no Instagram!

Sendo vegetariana as fontes de proteína são menores, mas não difíceis de encontrar. Temos a soja, na forma de grão cozido, de bebida, iogurte ou tofu. Sim, tofu nos batidos ajuda na textura para além de ser uma ótima fonte de proteína. Também temos todas as outras leguminosas, como ervilhas e feijão (são as que me parecem combinar melhor com batidos a nível de textura). As sementes, nomeadamente a de cânhamo, que possui todos os aminoácidos essenciais; e o trigo sarraceno, que na verdade também é uma semente, apesar de ser usado como cereal. Por fim, frutos secos, sempre. 

É certo que estes batidos não fornecem tanta proteína como as proteínas isoladas em pó. Mas oferecem tantas outras coisas maravilhosas, como vitaminas, minerais e fibras! Para além de saberem exactamente o que está lá dentro e em que quantidades, sem nomes de ingredientes estranhos. 

Fiz o batido para mim, mas não teria qualquer problema em oferece-lo ao meu trio-maravilha!

Receita do batido verde Hulk

Gostam do nome? Dei-lhe este nome pela sua maravilhosa cor verde. E não se assustem com os ingredientes, o sabor é ótimo. A banana equilibra perfeitamente com o amargo do espinafre e das ervilhas. Se não gostarem de usar banana congelada nos batidos, têm alternativa, é só verem este post: Batido de morango com alternativa à banana.

batido verde proteico hulk, com espinafres, ervilhas, banana congelada, flocos de aveia e sementes de cânhamo

Aqui a proteína provem essencialmente da ervilhas e das sementes de cânhamo. Mas não se esqueçam, que TODOS os alimentos, mesmo os de origem vegetal, possuem aminoácidos, ou seja, proteína. 

Deixo-vos alguns valores nutricionais para este batido (tem aproximadamente 500ml)

Calorias 291,5 kcal
Proteína 13 g
Gordura 7,3 g
Hidratos de carbono 50,6 g
Fibras 10,4 g
Vitamina C 65,3 mg
Cálcio 281 mg
Ferro 6,9 mg
Magnésio 271,2 mg

 

Batido Verde Hulk
Serve 1
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 banana congelada
  2. 1 punhado de espinafres frescos
  3. 2 colheres de sopa de ervilhas congeladas
  4. 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  5. 1 colher de sopa de sementes de cânhamo
  6. 1/3 - 1/2 - chávena de bebida vegetal (a gosto para ajustar a textura)
Indicações
  1. Demolhar os flocos de aveia por cerca de 2h ou máximo que conseguir.
  2. Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e bater até ficar homogéneo.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar: