Treinar 20 minutos por semana apenas?
Parece inacreditável, mas é mesmo verdade. Na semana passada fui experimentar o programa eBody, que implica treinar 20 minutos por semana apenas! Ora, para uma mãe de 3, em que o tempo parece que lhe foge pelas mãos e não dá para fazer nada, isto parece-me perfeito!
Regularmente faço pilates, uma vez por semana, numa aula de grupo. Porque gosto, e porque me ajuda na flexibilidade e na postura, visto que passo demasiado tempo sentada ao computador. Mas sempre tive a noção que estes actividade não trabalhava de forma a fortalecer o meu corpo. Por exemplo, uma boa postura é resultado de uma boa estrutura muscular nas costas. Faltava-me algo que também me ajudasse na tonificação, sobretudo do que ficou devido à última gravidez e pós-parto (já que estava bastante em forma antes de engravidar do Francisco).
Confesso que tenho muita preguiça e pouca motivação para treinar sozinha. Gosto de aulas de grupo, ou treino personalizado. Ir sozinha para um ginásio e estar a trabalhar sozinha em máquinas, é coisa que não me fascina.
Não tenho pretensões de perda de peso, neste momento não estou longe do peso que considero ideal. Contudo, gostava de perder algum volume, sobretudo abdominal. O programa eBody garante-me estes objectivos, com apenas 20 minutos semanais. Mas como?
Em que consiste este treino de 20 minutos
O grande segredo do eBody é a electroestitmulação muscular (EMS). Ou seja, enquanto treinamos, temos vários pontos dos nosso corpo a serem estimulados por impulsos eléctricos. Não dói e não é desconfortável. Sente-se uma espécie de tremor ou formigueiro. O treino funciona apenas com o peso do corpo e movimentos corporais, sem adição de pesos, degraus, ou outros apetrechos. Aliás, as únicas coisas que usamos para além do fato, são bolas de esponja, para manter a compressão das mãos e dos músculos dos braços.
Os estímulos eléctricos funcionam em ciclos, não é uma sensação permanente. Sentimos 4 segundos de estimulo, que usamos para fazer um exercício, seguidos de 4 segundos de pausa, que usamos para recuperar do exercício. Em níveis mais avançados de exercício, os 4 segundos sem estimulação, podem ser usados em exercício também.
O meu estado actual
De forma a perceber se este programa de treino funciona ou não, fiz uma avaliação física para perceber os pontos que o programa de treinos me vai ajudar a melhorar.
Análise Músculo-Gordura
Peso: 56kg (na avaliação consideram que eu devo aumentar 1,2kg, mas eu acho que estou ótima assim)
Massa Muscular Esquelética: 19,9kg (aqui sei que preciso de aumentar e o programa recomenda que aumente 6,9kg de massa muscular)
Massa Gorda: 18,9kg (está acima do que é esperado e o programa recomenda-me que eu perca 5,7kg de massa gorda)
Em suma, tenho que “converter” a massa gorda e massa muscular, basicamente perder algum volume e tonificar.
Análise da Obesidade
IMC: 21,1 (é um valor normal)
Percentagem de Gordura Corporal: 33,7% (isto está bastante elevado, idealmente deveria estar ali entre os 18-28%)
Análise da Massa Magra e da Gordura Segmentar
Aqui fizeram-me um gráfico com 5 partes do meu corpo: braço direito, braço esquerdo, abdómen, perna direita e perna esquerda. Em resumo, os meus braços têm índices de massa magra e gordura normais (talvez devido aos colos que dou TODOS OS DIAS). O meu abdómen tem pouca massa magra e um pouco de gordura a mais. As minhas pernas têm um índice de gordura normal, mas carecem de massa magra.
Pontuação
No final foi gerada uma pontuação que resume a minha condição física. Para termo de comparação, uma pessoa musculada pode pontuar 100, eu estou com 67 pontos. Não é péssimo, mas vamos tentar que este valor suba e reflicta um corpo em melhor condição física.
Grandes vantagens
As grandes vantagens que eu consigo já ver nos primeiros treinos são:
- não precisamos de levar nada, tudo é fornecido pelo espaço eBody: fato, toalhas e até a água;
- os treinos são personalizados e acompanhados: há sempre um instrutor connosco, que nos corrige a postura, explica os exercícios e intervém para aumentar a nossa resistência e dificuldade dos exercícios;
- 2 pessoas no máximo: o espaço eBody só alberga duas pessoas por treino, o que quer dizer que temos um balneário individual só para nós e na maioria das vezes o espaço todo só para nós.
Daqui a 10 semanas quero fazer um novo update aqui no blog deste programa, para vermos que resultados obtive e qual o meu feedback geral.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] já vos falei anteriormente, estou a fazer um plano de treinos com electroestitmulação. Uma das primeiras recomendações que me deram, foi a de ingerir algo com bastante proteína nos […]