Não é raro ter pessoas a questionar-me como substituir banana em receitas, seja porque não gostam do sabor, porque são alérgicos, ou porque simplesmente não têm bananas em casa. Com este post trago-vos algumas sugestões de como fazer essa substituição nas receitas, mantendo grande parte da sua essência.

A banana desempenha três papeis na maioria das receitas:

  • adoçar as massas
  • ligar as massas
  • consistência

Dificilmente conseguimos um substituto que consiga fazer estas duas coisas.   Ao retirar a banana e substituir por uma das seguintes sugestões, há que fazer ajustes na receita, para equilibrar sabores ou ajudar na ligação da massa.

Importa ressalvar que no caso das receitas em que a banana tem um papel de destaque, como o pão de banana, dificilmente se conseguirá substituir, garantindo o mesmo resultado ou semelhante.

Para substituir uma banana deve usar cerca de 100-150g de cada um destes substitutos.

substituir banana nas receitas

 

Substituir banana em receitas de panquecas, queques e bolos

Nas receitas de panquecas, queques e bolos, há vários substitutos possíveis. Cada um tem as suas particularidades e deverá ser equilibrado de forma a fornecer mais doçura e/ou liga à receita final.

O abacateovo e o tofu sedoso oferecem o mesmo nível de liga, que a banana. Contudo, todos necessitam de mais adoçante para equilibrar os sabores (2-3 colheres de sopa de adoçante mediante a receita e o tipo de adoçante usado).

A curgete ralada e escorrida oferece a consistência, mas necessita de algo a auxiliar a liga e o sabor.

O applesauce é o melhor substituto a nível de doçura, contudo não tem tanto pode de liga, necessitando de outros ingredientes auxiliares como o bicarbonato de sódio.

iogurte oferece a consistência e liga e até pode adoçar, se for usado um iogurte adoçado ou de aroma.

Os purés de abóbora, batata doce e cenoura funcionam bem a nível de consistência, no entanto necessitam de algo que ajude na liga, como o bicarbonato de sódio. Nestes casos, será necessário auxiliar o uso de bicarbonato, com um ácido, como o sumo de limão. Estes três purés necessitam de algum adoçante para equilibrar os sabores. E importa salientar que são os substitutos que oferecem sabores mais particulares Às receitas.

 

Substituir banana em receitas de bolachas

Existem muitas receitas que têm a banana como base de liga. Nestes casos os melhores substitutos são aqueles que ligam melhor os restantes ingredientes: ovo, batata doce, abacate.

 

Substituir banana em receitas de batidos e gelados

Nos batidos e gelados o que se espera mais do substituto da banana é que dê a mesma cremosidade depois de batida. Aqui a couve-flor e o abacate são os que têm melhor desempenho. Basta congelar, tal como a banana e bater no robot de cozinha, com algum tipo de adoçante, para equilibrar os sabores.

No caso dos batidos, o iogurte e o tofu sedoso são opções que garantem a consistência cremosa dos batidos.

Vejam aqui o batido que fiz com couve-flor: Batido de morango com alternativa à banana

 

Poderá interessar: