Para quem notou a nossa ausência, fomos passar alguns dias de férias a Londres com as meninas. Era uma viagem que já vínhamos a falar que gostávamos muito de fazer com os 3. Desta vez só forma elas e o Francisco ficou, pois achámos que ele ainda não iria aproveitar tanto, para além de nos limitar em vários aspectos da viagem. 

A viagem não podia ter corrido melhor! As miúdas adoraram e já perguntam qual será a nossa próxima viagem.

Porquê Londres?

O pai dos miúdos e eu gostamos de viajar e antes de ter filhos viajámos bastante (e depois também). Já há muito que falávamos em viajar com eles. Sim, já fomos à Disneyland com eles, incluindo um dia em Paris. Correu tão bem, que começámos a pensar em mais destinos. Londres saltou de imediato nas nossas ideias, principalmente por causa do Natural History Museum!

O nosso roteiro de férias em Londres

Resolvemos ir 5 dias e 4 noites por vários motivos. Porque era o tempo que tínhamos disponível, também foi o tempo que achávamos razoável.

Dia 25 – a chegada

Saímos do Porto na terça-feira, às 12h35, com destino a Gatwick. O avião aterrou por volta das 15h (não há diferença horária) e após verificação de identificação, malas e shuttle para o terminal sul, eram 16h quando estávamos a apanhar o Thameslink para Londres.

O nosso hotel ficava perto da estação de London Bridge, por isso, fez mais sentido apanharmos o Thameslink para Londres em vez do Gatwick Express (que vai directamente para a estação de Victoria). Li em vários locais que o ideal era comprar o Oyster Card na estação do aeroporto e usar para viajar no comboio. As meninas não pagavam transportes dentro de Londres e por isso, comprámos bilhetes de criança para elas nesta ligação.

Sobre os Oyster Card, comprámos os cartões com o crédito base de 30£ e serviu para o comboio de ida e todas as nossas viagens de metro e autocarro nos 5 dias que lá estivemos.

O comboio leva cerca de 30min a chegar a Londres (há comboios que demoram 1h se pararem em todas as estações). Ficámos instalados no Premier Inn Southwark na Borough High St. Fica a 5 minutos a pé da estação de metro e comboio e com muitos autocarros a passar à porta. A rua é cheia de lojas e restaurantes, para além de ser pertíssimo do Borough Market (conhecido pela sua comida).

Neste dia jantámos perto do hotel e demos um pequeno passeio. Ainda tentámos apanhar uma corrida de panquecas (era o Dia das Panquecas), mas o frio e o cansaço falaram mais alto.

Dia 26 – Natural History Museum

Sabíamos que iríamos passar um dia inteiro no Natural History Museum e decidimos que seria logo o primeiro, antes que o cansaço da viagem começasse a instalar-se. Chagámos por volta das 10h30 aos museu (abre às 10h) e só saímos quando alguém nos disse que tínhamos mesmo de sair (eram umas 18h).

O museu é enorme e fabuloso. Para quem gosta de saber mais sobre natureza e animais é OBRIGATÓRIO! Elas adoraram e devoraram todos os bocadinhos de informação. 

férias em Londres

De regresso ao hotel parámos em Westminster, para ver o Big Ben (que está em obras) e acabámos a fazer o percurso à beira rio. 

Dia 27 – Tower Bridge, Sky Garden e Buckingham Palace

Para este dia tínhamos comprado bilhetes para visitar a Tower Bridge e reservas para subir ao Sky Garden.

A Tower Bridge custou 22£ o bilhete família (2 adultos e 2 crianças) e comprámos online ainda em Portugal (ficava mais barato). Era uma visita que tinha muita curiosidade de fazer e valeu muito a pena. Entramos nas torres da ponte e atravessamos os dois passadiços elevados. Dentro conta a história da ponte e algumas curiosidades. A visita termina com a ida à casa das máquinas, onde explicam todo o processo mecânico de elevar a ponte (actualmente o sistema é eléctrico). 

A 20 minutos a pé, está o Sky Garden. É gratuito, mas necessitam de reservar e as vagas só abrem 3 semanas antes da data. A reserva tem hora marcada e é conveniente chegarem uns minutos anos, por causa da fila. A vista é deslumbrante! Mas acima de tudo o jardim interior é lindíssimo. Tanto eu como o pai já tínhamos andado na London Eye e ambos preferimos o Sky Garden.

À saída do Sky Garden apanhámos o autocarro para Trafalgar Square. Era hora de visitar a famosa Lego Store e a M&M Store. Uma passagem por Chinatown, Piccadilly Circus em direção a St. James Park e o Buckingham Palace.

Terminámos o nosso dia na Hamleys a maior loja de brinquedos da Europa!

Dia 28 – Science Museum, British Museum e Natural History Museum à noite

Neste dia, não tínhamos grande plano. Não sabíamos o nosso estado de espírito, se já estaríamos muito cansados e que tipo de coisas queríamos fazer. Por unanimidade voltámos ao Natural History Museum, para a Luísa e o pai fazerem a visita aos laboratórios do museu. Só conseguiram bilhete para a visita das 18h30 e começámos o dia por revistar uma das exposições que não conseguimos ver com atenção dias antes.

Mesmo ao lado do Natural History Museum está o Science Museum, que me foi muito recomendado. Não ficámos muito tempo. Pode ter sido o cansaço, ou a falta de luz natural, mas nenhum de nós se sentiu bem lá. Eu confesso que me senti fisicamente mal (e eu nem sofro de claustrofobia). As miúdas também não estavam a apreciar o conteúdo do museu e reformulámos o plano.

Uma breve ida até ao Hyde Park e chegada ao British Museum. Almoçamos por aqui, vimos toda a parte grega (que a Luísa tinha estudado na escola há pouco tempo) e a parte relativa ao antigo Egipto. Daqui apanhámos o 14 de volta ao Natural History Museum, que recomendo vivamente! É um autocarro que passa pelas zonas mais importantes da cidade e bem mais em conta que um autocarro turístico: Chinatown, Piccadilly Circus, Green Park, Hyde Park, Harrods, até Victoria e Albert Museum. 

A Luísa e o pai foram na sua visita guiada (custa 15£ por pessoa e eles dizem que é muito giro), enquanto eu e a Teresa aproveitámos o museu à noite (a Teresa não podia fazer a visita, pois era para maior de 7 anos). Na última sexta-feira de cada mês (excepto Dezembro) o museu fica aberto até às 22h, com imensas actividades. Foi uma experiência incrível e valeu imenso a pena levar as miúdas a dormir no autocarro de regresso ao hotel. 

Dia 29 – Borough Market e Southwark

O nosso último dia! O avião era às 16h40 o que nos deu umas boas horas de passeio. Começámos pelo Borough Market e como-nos perdendo pelas ruas de Southwark até à Tate Modern e Millenium Bridge

Elas adoraram e já prometemos voltar com o Francisco!

Poderá interessar ler: