Este foi um tema muito pedido, desde que criei o podcast. Apesar de já haver um post no blog sobre fraldas reutilizáveis, fiz este episódio para partilhar a minha curta experiência e convido-vos a partilhar com amigas grávidas, que estejam a equacionar esta solução para os rabinhos dos seus bebés.

Não sou de todo a pessoa mais informada ou uma referência no tema. apenas posso partilhar a minha experiência e o bocadinho que aprendi neste 1 ano e 9 meses de uso. Deixo-vos uma lista de pessoas e recursos que podem usar para saber mais sobre fraldas reutilizáveis:

  • Catarina F. P. Barreiros, do Blog Do Zero: a Catarina fala bastante sobre desperdício consciente e as fraldas reutilizáveis é um tema recorrente no seu Instagram. Podem ler o post que escreveu no seu blog aqui.
  • Ana Monteiro, da página Happy Life por Ana Monteiro, foi a pessoa com quem me informei sobre fraldas, quando comecei a usar. Ela faz consultoria sobre fraldas reutilizáveis e é uma pessoa a quem podem recorrer sempre sobre o tema. Podem contacta-la pelo Instagram ou Facebook.
  • Joana Guerra Tadeu, A Minimalista e a voz por de trás do Puericooltura, já falou sobre este tema no seu Instagram, mas melhor que tudo, tem também um episódio de podcast sobre fraldas.
  • O maior grupo de Facebook português de fraldas reutilizáveis, com centenas de mães super experientes nesta temática, a quem podem recorrer.

Como no post do blog já falei de praticamente tudo relativamente a este tipo de fralda, vou só deixar o pouco mais que aprendi, desde esse post.

Ver post sobre fraldas reutilizáveis

Pontos importantes a salientar nas fraldas reutilizáveis

  • experimentar vários tipos e marcas, para perceber quais gostam mais e a quais se adaptam: há bibliotecas de fraldas, podem comprar em 2ª mão a um valor mais económico, ou pedir emprestado a amigas e conhecidas;
  • se têm uma preocupação verdadeiramente ambiental, atentem à origem das fraldas, materiais das mesmas, às cargas das máquinas, detergente utilizado e forma de secagem; as fraldas reutilizáveis são tão ou mais ecológicas quanto mais otimizado seja o seu uso: usar em mais que um bebé, lavadas em cargas cheias na máquina de lavar e secas ao ar livre.

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: