Há muito que me pedem este post: a minha experiência com fraldas reutilizáveis. Esta relação só tem 9 meses, e apesar de não ser nenhuma especialista na temática, posso tecer algumas ideias e opiniões, para quem estiver interessado. 

Porque optei por usar fraldas reutilizáveis?

Uma das coisas que mais me perguntam, é porque optei por fraldas reutilizáveis ao 3º bebé e tendo este já 1 ano. Boa pergunta. Se criei 2 filhas a fraldas descartáveis, porquê mudar agora?

Começando pelo princípio, eu já queria ter usado fraldas reutilizáveis com a minha filha mais velha. Digamos que há 7 anos, a informação sobre fraldas reutilizáveis não era tão vasta como agora e não conhecia assim tantas pessoas que usassem. Tive receito de arriscar, de fazer o investimento e de não me adaptar. Mas o bichinho sempre ficou ali. 

Quando comecei a pensar em formas de reduzir o lixo cá em casa, foi automático perceber que o maior volume de lixo vinha das fraldas descartáveis. Aliado a isso, éramos uma família de 5 agora e havia reajustamentos nos gastos. Bastou fazer algumas contas e perceber que mesmo começando a usar as fraldas de pano aos 12 meses do Francisco, representava uma poupança significativa em fraldas nos meses seguintes.

Onde me informei sobre fraldas de pano?

Tenho imensas amigas e conhecidas que usam, ao contrário de há 7 anos. Isso foi um grande grande empurrão. Falei com todas, recolhi opiniões sobre modelos e marcas. Mas sem dúvida que a Ana Monteiro da Happy Life por Ana Monteiro foi A Ajuda. A Ana dá workshops, apoio e consultoria a famílias que querem começar a usar fraldas reutilizáveis. Adorei a forma como me simplificou o processo e falar com ela foi o pontapé que eu realmente precisava. 

As fraldas reutilizáveis possuem agora um manancial de informação, desde as marcas, as lojas, blogs, canais de youtube, encontram informação sobre tudo e mais alguma coisa. É só pesquisar.

Que fraldas uso?

Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Cada tipo tem as suas características e do que me foram relatando, consoante o bebé cresce, o gosto pelo tipo de fralda também vai mudando. Este diagrama da Rebento explica direitinho os tipos de fraldas.

 

As fraldas que uso são as Pop In da Close Parent e são fraldas tudo-em-2, ou seja, as fralda é composta por 2 partes (capa e 2 absorventes) que encaixam através de molas.

Basicamente a Ana disse-me “Leonor, se fosse hoje, fazia um stock integral de Pop In”. Mais 3 pessoas a dizerem-me que eram as preferidas e não precisei de mais para comprar as minhas primeiras 10 fraldas Pop In. Tinha planeado comprar várias marcas, para experimentar, mas gostei tanto das Pop In, que 2 semanas depois comprei mais uma caixa de 10 e fechei o stock. 

Este tipo de fraldas cresce com o bebé. Podem ser usadas desde o nascimento (3,2kg) até à altura do desfralde (16kg). O sistema de molas faz com que elas cresçam e se adaptem ao bebé.

Adorei estas fraldas desde o momento zero. São simples de colocar, de desmontar e montar. Ajustam-se lindamente ao rabo do miúdo e nunca tive fugas (tinha muito medo disso). Também gostei do facto de não serem muito volumosas, quando colocadas.

Para a noite uso as mesmas com um reforço, que aumenta o número de camadas absorventes da fralda.

O que é preciso para além das fraldas?

Não é preciso muito mais coisas, apenas sacos para as colocar, quando estão sujas. Opcionalmente, podem ter linens, que são um isolamento que se coloca na fralda para ajudar na limpeza de cocós. Eu não uso, porque não é assim muito difícil tirar os cocós das fraldas. Tenho dois rolos que vieram nos kits que comprei, que costumo colocar quando saímos de casa, para as fraldas não virem com cocó no saco.

Quanto aos sacos, tenho 2 tipos de sacos: grandes e pequenos. Os grandes uso na casa-de-banho e os pequenos para saídas e para a escola (sim, o Francisco usa destas fraldas na escola, já falo disso mais à frente). Há quem use um balde para colocar o saco das fraldas lá dentro, eu penduro o meu, apenas. Estes sacos são impermeáveis e isolam os maus odores.

E a lavagem?

Confesso que esta era a parte que me fazia mais confusão, antes de usar. Pois bem, não é nada de especial. No caso das minhas fraldas, só tenho que as desmontar, que basicamente é tirar as molinhas todas, fechar os velcros e colocar no saco. Quando uma fralda tem cocó, tiro o maior para a sanita e passo por água para saírem os resíduos. Saem com muita facilidade com água e não é preciso esfregar. Depois, é só despejar as fraldas na máquina de lavar, o saco tem um fecho que facilita essa tarefa, com o saco incluído. Faço uma pré-lavagem a frio para tirar resíduos de cocó, que ainda estejam por lá, e por fim uma lavagem longa (1h30-2h00) a 40º, com um detergente em pó normal. Uma ou duas vezes por mês, faço uma lavagem mais longa a 60º, para uma desinfecção mais profunda, conforme sinta necessidade.

Em relação aos detergentes, as opiniões dividem-se. Há detergentes específicos para as fraldas reutilizáveis, mas também é possível usar detergente normal. Nesta temática não sou de todo a melhor pessoa para opinar e informar. Uso o nosso detergente em pó normal e tem corrido bem.

A secagem é um pouco longa, visto que o objectivo da fralda é absorver. Os absorventes das minhas fraldas secam em mais ou menos 24h, dentro da lavandaria, num dia de inverno. No verão é uma alegria a secar e secam em mais ou menos 8h-12h. As capas secam em poucos minutos, pois são impermeáveis. Uma opção é terem mais absorventes que capas e irem alternando. 

Quantas fraldas tenho e qual foi o investimento?

Tenho 20 fraldas (2 kits de 10 fraldas que comprei na Amazon). Está perfeito para a nossa rotina, o número de fraldas que o Francisco gasta (cerca de 5-6 por dia) e as lavagens que fazemos (de 2 em 2 dias). O meu investimento inicial foi de 240€ (120€ por cada kit de 10 fraldas) e pelas minhas contas as fraldas ficaram pagas com 6 meses de fraldas descartáveis. 

Se usarem com um recém-nascido, ou um bebé pequeno, precisarão de mais, já que um recém nascido gasta facilmente 8-10 fraldas por dia. Apontem para as 30 fraldas nesse caso.

Fora de casa e na escola

Também uso as fraldas reutilizáveis fora de casa. Não é nada de especial. Levo um saco dos que mencionei acima, onde guardo a fralda suja já desmontada. Em casa é só despejar para dentro do saco grande da casa-de-banho. Normalmente coloco linen, caso o Francisco faça cocó, deixar logo na sanita e assim a fralda vem menos suja para casa. Isto para saídas rápidas (1 dia). Para férias e fins-de-semana, depende. Nas nossas férias como não tínhamos como as lavar, optei por levar descartáveis.

Na escola, envio fraldas todos os dias no saco do Francisco, com 1 saco pequeno, para colocarem as fraldas sujas. Como as nossas fraldas são todas iguais, combinámos que as roxas são as que têm o booster (camada extra) para a sesta. Elas colocam a fralda suja montada, eu desmonto e trato em casa, quando chegamos da escola. Lá adaptaram-se super bem e dizem não ser diferente de outro menino que use fraldas descartáveis. O Francisco é o primeiro e único bebé com fraldas reutilizáveis na escola dele.

Vantagens e desvantagens

Para mim, as grandes vantagens são: 

  • mais económicas
  • mais ecológicas
  • melhores para o rabinho do bebé (zero assaduras desde que as usamos)
  • nunca ficamos sem stock e temos que ir a correr comprar mais (aconteceu-me demasiadas vezes com as descartáveis)

As desvantagens, que não considero desvantagens, mas sim consequências naturais:

  • mais trabalho a montar a fralda, depois de lavada (que se faz facilmente enquanto vemos uma série)
  • mais máquinas de roupa (aqui em casa faço cerca de 3 máquinas de roupa semanais de fraldas)
  • é preciso uma grande disciplina na organização de lavagens e montagens, para que nunca faltem as fraldas na hora de usar

Como disse em cima, não sou de longe a melhor pessoa para vos educar sobre fraldas reutilizáveis. Só conheço estas e só tenho experiência com estas. Para nós foram perfeitas em todos os aspectos e são as que recomendo! Mas podem experimentar outros tipos e marcas, e perceberem quais são as ideais para vocês.

Para quem quer entrar no mundo das fraldas reutilizáveis, recomendo falarem com alguém que entenda mesmo do assunto, como a Ana, que tanto me ajudou (e ainda ajuda) e o meu agradecimento é infinito!