O regresso às aulas é uma época privilegiada para o consumo e consequentemente o desperdício. Neste episódio dou algumas dicas, de como fazer menos lixo com este regresso às aulas, tanto na aquisição de material escolar, ou em hábitos do dia-a-dia da escola. Não precisamos de ser poucos e perfeitos, mas sim, muitas pessoas imperfeitas a contribuir o seu bocadinho para diminuir a sua pegada ecológica.

Menos lixo recusando

As listas infindáveis de material escolar obrigam os pais a investirem em lápis, canetas, cadernos e tudo mais, sem muitas vezes uma consciência e preocupação ambiental. Apesar de nos podermos refugiar na ideia que as embalagens de plástico são recicláveis, se não as consumíssemos de todo seria melhor. Aqui estamos no primeiro de todos os passos de uma vida mais ecológica: recusar. Se podemos comprar uma caneta apenas numa papelaria de rua, porque vamos comprar uma caneta embalada num hipermercado? Para além da embalagem não ter qualquer utilidade para nós e acabar no lixo ou reciclagem, houve um consumo de recursos para ser feita. 

Comprar avulso canetas, lápis, borrachas, etc, vai contribuir essa recusa de lixo desnecessário das embalagens.

Menos lixo reutilizando

Também, a vontade de ter tudo novo, conduz a um consumo excessivo e desnecessário de material e objectos. Sempre que adquirimos mais coisas novas, temos que ter consciência que estamos a contribuir para mais consumo de recursos do planeta (matérias primas e água, nomeadamente). Incentivar a reutilização e uma economia circular, vai contribuir para a diminuição desse consumo de recursos. 

Há coisas que deixamos de usar sem motivo e que poderíamos aproveitar até ao seu máximo potencial. Nesta questão do material escolar, refiro-me, por exemplo, a canetas que não chegam ao fim, dossiers que podem ser usados de ano para ano, ou capas que também podem ser usadas repetidamente. 

O mesmo se passa com uniformes em algumas escolas. Reutilizar e comprar em segunda mão, vai ter um contributo muito positivo no ambiente e também na nossa carteira.

Menos lixo sem descartáveis

Os lanches escolares são provavelmente o maior criador de lixo, devido aos descartáveis, neste ambiente escolar. Um pacote de bolachas e um iogurte, são embalagens que vão acabar no lixo. 

O ideal será planear os lanches, prepara-los ao máximo em casa e usar recipientes reutilizáveis para os transportar. O ideal para os miúdos será o metal ou plástico, pois o vidro é susceptível de partir e em ambiente escolar de ter consequências graves para as crianças.

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: