As minhas preocupações ambientais nasceram da mesma forma que nasceu a minha consciência para a alimentação. Quero criar seres humanos mais saudáveis e conscientes do mundo que os rodeia. Estamos na saga de reduzir o lixo cá em casa, que implica a redução de consumo de certos produtos, como os sacos de plástico. Hoje conto-vos as histórias à volta desta minha decisão, assim como algumas dicas para reduzir os sacos de plástico nas nossas casas. 

Não é há muito tempo que tenho estas preocupações ambientais. Sempre tive consciência, mas daí a colocar em acção, é outra história. Já falei há umas semanas sobre isso num post em que me comprometia a reduzir o consumo de embalagens cá em casa. As coisas estão a correr bem nesse sentido, com pequenos passos, mas ainda não estou no ponto que considere exemplar.

O plástico é provavelmente o maior veneno para o nosso planeta. Muitos dos plásticos que usamos em nossas casas não são recicláveis! Como por exemplo: o das palhinhas. Sabiam disto? Eu não sabia e vivo com a culpa dos milhares de palhinhas que enviei para o lixo nos últimos 30 anos da minha vida, e que ainda continuam inteiras (provavelmente). Este foi o primeiro produto de plástico a ser abolido cá de casa. Também resolvi reduzir as embalagens de iogurtes, fazendo os iogurtes em casa. Posso falar como envio os iogurtes para a escola noutro post, porque hoje vou falar em como reduzir os sacos de plástico em casa. 

Falo especialmente daqueles sacos transparentes e finos, em que colocamos frutas e legumes, quando compramos em frutarias ou hipermercados. Não demorei muito em perceber que não os usava para nada. A não ser colocar as frutas e legumes na hora de os comprar. Depois tornavam-se inúteis ou mesmo que os usasse, podia substituir por soluções mais ecológicas. Eram puro comodismo na hora da compra.

Quando compro as frutas e legumes na minha frutaria habitual, a pessoa responsável já sabe e pesa tudo directamente sem saco, registando o valor da compra na caixa registadora. O problema está quando, por algum motivo, compro nos hipermercados. Com a minha convicção de reduzir o consumo de sacos de plástico, resolvi começar a pesar a minha fruta e legumes nas balanças self-service e colar a etiqueta com o valor, na minha lista de compras. E agora a questão complicada: e como é na caixa?

Ora, normalmente eu faço as compras com o PDA (o dispositivo onde registamos os produtos ao longo da compra e só temos de pagar no final). Para quem não está familiarizado com as compras com PDA, passo a explicar. O PDA tem um leitor de código de barras. Vamos pegando nos produtos e registando esse código. A vantagem é ir colocando os produtos directamente nas sacolas, bem acondicionados e não precisamos de os retirar para registar no final da compra. Também, podem ir controlando o valor da compra, pois o PDA dá-vos o valor total, consoante vão adicionando produtos. No final, resgatamos a compra em caixas próprias. Normalmente há uma auditoria, ou seja, uma operadora de caixa verifica parte dos códigos dos produtos, para ver se é compatível. É neste ponto que tenho as reacções mais estranhas. Já tive operadoras de caixa que se mostraram extremamente satisfeitas e verificaram logo ali 4 ou 5 códigos de barras que necessitavam. Outras, que olham para mim de lado e nem sequer registam aquele código, que trago mesmo ali à mão. 

Em suma, pego nas minhas frutas e legumes, peso, colo a etiqueta na minha lista de compras, registo a compra e guardo na sacola. Mesmo em quantidades de peças pequenas de fruta (maçãs, laranja, etc), peso-as soltas e guardo assim nas sacolas. As balanças normalmente são espaçosas o suficiente para albergar essas frutas soltas. Na hora de resgatar a compra, em que há sempre a auditoria a parte dos produtos comprados, apresento a minha lista de etiquetas, para que as responsáveis da auditoria confirmem. 

No caso de fazerem a compra na caixa, sei de pessoas que usam este sistema e normalmente a pessoa da caixa é receptiva. Podem olhar para vocês com um ar estranho, como se estivessem a fazer uma coisa muito “fora da caixa”. Mas explicando, é difícil negarem o registo dos produtos. Tenham sempre o cuidado de colar bem as etiquetas com o código sem rugas e de as espaçar bem, para que a operadora de caixa consiga registar facilmente. 

 

E aí por casa? O que fazem para reduzir os sacos de plástico?