Setembro é um mês de (re)inícios. Sentia isso, quando andava na escola e faculdade. Depois deixei de o sentir de forma tão vincada. Voltei a sentir novamente, quando as miúdas entraram na escola. Há sempre mudanças, de sala, de escola, e isso influencia as nossas rotinas de alguma maneira. Voltei a sentir que Setembro era marcante e propício a resoluções.

Fiz uma lista de objectivos que quero atingir. Alguns no espaço de 1 mês outros até ao final do ano.

Planear refeições

O meu calcanhar de Aquiles. Já tentei centenas de vezes, nunca levo avante. Acabo por fugir ao plano e aos velhos hábitos: ter tudo em casa, ir fazendo o que o tempo permitir, repetir refeições demasiadas vezes. Mas agora quero e preciso mesmo de atinar com isto de planear refeições! Preciso de aprender a calcular quantidades de ingredientes, para comprar o suficiente e não ter desperdícios. Quero que me facilite a vida, que a hora de refeição ocupe menos tempo, sobretudo aos dias de semana. Somos demasiados cá em casa, para eu perder 20-30 minutos por dia a equacionar o que vou fazer. O que pode representar até 3h30 de poupança ao final de uma semana. 

Para já, o que faço é ver produtos em promoção, que me ajudam a delinear o plano de refeições. Estou a tentar primeiro com os jantares, mas até Dezembro quero alargar ao pequeno-almoço e lanche, para poder variar ainda mais as refeições deles. Um passo de cada vez.

Gastar menos plástico de uso único

Ultimamente tenho tido uma maior consciência na minha pegada ecológica e da minha família. Fiquei mais alerta quando calculei o meu overshoot day, depois do podcast “Officina” da Cláudia do The Officinalis, “1,7 planetas”. Actualmente, se todas as pessoas tivessem um estilo de vida igual ao meu, precisaríamos de 2,2 planetas para nos sustentar (fiquei em choque!). Quero mesmo mudar isto.

Tenho me informado sobre alternativas aos meus hábitos poluentes e sobre estilo de vida sem desperdício. Mais uma vez vou começar devagarinho, começando por eliminar os plásticos de uso único, como palhinhas, copos de iogurtes, película aderente, papel de alumínio (não é um plástico, mas também me quero ver livre dele), sacos de plástico das frutas e legumes, garrafas de água, etc.

Reciclamos tudo isto, mas quero mesmo reduzir ao mínimo o consumo destas embalagens cá em casa. Já tenho algumas soluções, mas julgo que é um campo que posso sempre melhorar. Mais uma vez, é uma coisa que quero incutir nos miúdos. Cada vez mais quero lhes mostrar formas de vivermos de forma sustentável e cuidar do nosso planeta. 

Eliminar por dia um objecto que não preciso

Tenho um problema com objectos, sei reconhecer. Sou muito apegada às coisas e custa-me deitar fora. Sou aquele tipo de pessoas que guarda os retalhos todos de papel a pensar que um dia vai precisar para uma qualquer tarefa. Não me considero acumuladora, porque no fundo não compro muita coisa. Sou muito selecta no acto de comprar. Não compro roupa que não precisamos, ou objectos que não usamos. Contudo, sinto que tenho coisas em casa que poderão sair, porque já não fazem sentido na minha vida. Coisas que usava antes de ter filhos e que já não me servem, ou coisas que deixei de gostar de usar. 

Não sou grande coisa a destralhar e não consigo tirar um dia para me desfazer de todos esses objectos. Li recentemente outra estratégia, que é eliminar um objecto por dia e vou tentar desta maneira. Espero que até ao final de Setembro, me tenha visto livre de 30 coisas lá de casa. 3 já foram… 

Perder 2 kilos e fazer exercício

Ainda estou aqui com 2 kilos da gravidez e que gostava que desaparecessem. Sei que enquanto amamentar, não é tão fácil. Mas de qualquer forma, quero tentar ver-me livre deles até Dezembro. Quero também começar algum tipo de exercício (correr atrás do trio-maravilha, não conta). Em casa, ou fora de casa, qualquer coisa que consiga encaixar na nossa rotina de família, sem fazer grande mossa. Também não sei bem o que será, e aqui agradeço sugestões! Até Dezembro, quero fazer algum tipo de exercício físico de forma regular. 

 

Quem tiver dicas para me ajudar nas minhas resoluções, sinta-se à vontade para me mandar um e-mail ou comentário! Eu agradeço 🙂