Fiquei perplexa, quando descobri que as palhinhas de plástico não são recicláveis. Descobri há pouco tempo e desde então deixei de comprar palhinhas. Era imperativo arranjar uma solução de palhinhas reutilizáveis, pois as miúdas gostavam de beber algumas coisas por palhinha. 

Usar palhinha é essencial?

Este foi a primeira pergunta que me coloquei: é assim tão essencial que os bebés e crianças saibam beber por palhinha. Consultei alguns terapeutas da fala e a opinião foi unânime: não é essencial. Contudo, a larga maioria relatou que usavam o movimento de sucção da palhinha para fortalecer os músculos faciais das crianças, como forma de terapia. Isto não quer dizer, que crianças que nunca bebam por palhinha tenham músculos faciais menos desenvolvidos (há outras formas de fortalecer).

Em última instância, acaba por ser uma decisão pessoal ou familiar, introduzir ou não a palhinha. Eu confesso que a palhinha é útil. Ou quando as crianças são muito pequenas e não conseguem controlar a inclinação do copo, ou quando estão a beber algo muito fresco, como um batido, e com a palhinha o batido não toca nos nossos lábios. 

Que opções de palhinhas reutilizáveis existem?

Que eu conheça, existem 3: de vidro, de aço inox e de bambu (também existem palhinhas de plástico reutilizáveis, mas a ideia é também reduzir o plástico no geral).

Assim que decidi abolir as palhinhas cá de casa, senti-me automaticamente atraída para as palhinhas de vidro. Achei que eram mais higiénicas, pois conseguíamos ver se estavam bem limpas ou não. Asseguro-vos que é uma questão importante, se forem usadas para batidos, iogurtes líquidos e coisas deste género. Contudo, sempre assumi serem mais frágeis que as de aço inox. E sim, podem partir. Mas a nossa nunca partiu e já deu uns valentes trambolhões. 

As palhinhas de aço inox foram uma aquisição recente cá em casa. Tinha a ideia que a aresta da palhinha (o lado que toca na boca) não seria confortável. Mas estava enganada, não é afiada, nem cortante. Quanto a limpeza, nunca asseguro só passando por água, como muitas vezes faço com a de vidro. Passo sempre o escovilhão para ter a certeza que fica limpa.

A palhinha de bambu nunca experimentei. Já tive relatos que é mais “quente” ao tacto, no sentido que não é um material tão gélido como o vidro ou o aço inox. 

Vantagens e desvantagens

Palhinhas de vidro 

  • mais higiénica, podendo ver-se o interior, se está bem limpa ou não;
  • mais frágil;
  • mais grossa na aresta.

Palhinhas de aço-inox

  • mais resistente;
  • mais fina na resta;
  • mais difícil de verificar se está bem limpa.

Em suma, será uma opção muito pessoal e de acordo com o vosso estilo de vida. Sou sincera, gosto das duas e os miúdos também. 

Onde comprar palhinhas reutilizáveis?

Eu adquiri as minhas palhinhas em dois sítios diferentes, ambas lojas online. 

A minha palhinha de vidro é da loja aMaMa. Link directo para a palhinha aqui.

palhinhas reutilizáveis

A minha palhinha de aço inox é da loja Mãe Natureza. Link directo para a palhinha aqui.

 

Outros artigos da “Saga Lixo Zero”

Reduzir os sacos de plástico! – Saga Lixo Zero #01

Fraldas reutilizáveis – Saga Lixo Zero #02