Já vos habituei, e começo a habituar-me, à ideia de partilhar a sopa da semana à segunda-feira. Esta semana usei a minha leguminosa preferida: o grão. Adoro grão com tudo (não fosse louca por húmus) e acima de tudo na sopa. Para esta semana, saiu uma sopa de grão e nabiças. Mas esta rúbrica não ficaria completa sem uma dica, a de hoje é: como demolhar e cozer grão.

Eu tento usar grão o seco o máximo possível. Porque é mais económico, que o grão de lata ou de frasco, e conseguimos controlar melhor as quantidades de sal. No meu caso, não coloco sal quando cozo grão, apenas no que confecciono a seguir com ele. 

Em primeiro lugar, demolho o grão seco, por pelo menos 12h. O mínimo de demolhe andará nas 6h-8h. Quanto mais tempo deixarem demolhar, melhor! E porquê demolhar? Bom, pelo mesmo motivo que demolhamos cereais e já escrevi sobre isso no blog: demolhar ou não demolhar? Sobre o demolhe de leguminosas e outros alimentos, recomendo também a leitura deste post da Vânia do Made by Choices: A importância de demolhar.

Durante a demolha troco a água algumas vezes, descartando sempre a anterior. Na altura de cozer, elimino toda a água de demolhe, coloco o grão numa panela, cubro com água e coloco uma folha de alga kombu. Encontram esta alga facilmente no supermercado na zona dietética/biológica, ou em supermercados biológicos. Esta alga vai mineralizar o grão (fornecer minerais), para além de ajudar na redução do desconforto na digestão de leguminosas, que algumas pessoas se queixam.

Por fim, cozo em panela de pressão por cerca de 30 minutos, escorro a água. Guardo no frigorífico as porções que vou usar nos dias mais próximos e congelo outras porções para usar mais tarde.

Sopa de grão e nabiças

Como já vos disse antes, uso sempre o meu esquema de 4 ingredientes, para combinar legumes para a sopa. Normalmente uso só um ingrediente de cada grupo, contudo também combino ingredientes do mesmo grupo. Desta vez juntei a couve-flor e a curgete, pois só tinha aquela metade de couve-flor, que não era suficiente. 

Esta semana não usei abóbora, apesar de ter ali várias, ainda. Para variar um pouco usei cenouras. As nabiças são um restinho de um molho que veio da horta dos avós. 

Preparei o creme sem as nabiças, que cozi a vapor à parte. Por fim, passei todos os legumes cozidos, coloquei as nabiças e passei ao de leve com a varinha, para migar em pedaços mais pequenos. 

Sopa de grão e nabiças
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 4 cebolas pequenas (600g)
  2. 4 cenouras grandes (1kg)
  3. 1/2 cabeça de couve-flor (400g)
  4. 1 curgete grande (600g)
  5. 2 chávenas de grão cozido (400g)
  6. 1 molho de nabiças
  7. 3 litros de água
  8. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar as cebolas em quartos, as cenouras partidas em pedaços, a couve flor em floretes, a curgete aos pedaços e o grão.
  3. Ao lado, colocar a cozer as nabiças ao vapor.
  4. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  5. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água). Juntar as nabiças e se quiser passar ligeiramente com a varinha para migar.
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/