Imaginem a vida com 3 crianças, cada uma com as suas necessidades para serem correspondidas ao longo da semana. Seja roupa, pequenos-almoços, lanches, preparação de mochilas para actividades e tudo mais, cheguei a um ponto que acordar para tudo aquilo já era por si extenuante. Percebi que tinha de preparar a semana atempadamente e criar estratégias que me libertassem de toda aquele trabalho e responsabilidade.

Às vezes associamos a organização a um controlo restrito e mecânico do dia-a-dia. Mas no fundo, quando temos a semana organizada e preparada, estamos na verdade a libertar-nos para tudo o resto. Não estamos a consumir o nosso tempo e energia em tarefas banais como escolher roupa de manhã, ou pensar o que fazer para os lanches. Já fizemos esse esforço uma vez e agora estamos livres disso.

Preparar a semana com as crianças

Recomendo-vos vivamente a delegar tarefas de preparação da semana e organização à criançada. Eles conseguem e só precisam de condições da nossa parte para o fazerem. Estamos a incentivar autonomia e a responsabilidade pelas suas coisas.

  • definir as mudas de roupa previamente (ao fim de semana, por exemplo), identificando cada kit com o dia da semana;
  • definir e preparar os lanches ao fim-de-semana;
  • incentivar que preparem tudo de véspera, ou deixar algum tempo de manhã para isso;
  • responsabiliza-los pela preparação das mochilas, ou sacos, deixando um pequeno horário afixado para que se guiem.

preparação da semana

(estes foram feitos por mim)

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: