Eu acredito que quem quer mudar/melhorar a sua alimentação deve começar pela despensa. E não falo apenas no que compramos, para a encher. Mas também da forma como a arrumamos e organizamos. Não tenho dúvidas, que uma despensa arrumada é um convite a fazermos melhores opções alimentares e a cozinharmos mais e melhor.

Há uns dias arrumei toda a nossa despensa. Transmiti quase em directo pelo Instagram e dei algumas dicas que uso e são muito úteis. Hoje transmito essas dicas em post, para ajudar na organização dos vossos alimentos aí em casa.

Como começar a arrumar a despensa?

Eu sou apologista do método “tirar tudo, seleccionar e voltar a arrumar”. Há muito tempo que percebi que arrumar as coisas, sem as tirar do lugar, é pouco produtivo e os resultado quase irrelevantes. Por isso, sempre que arrumo a despensa (e não só), tiro tudo o que está lá dentro, limpo tudo, selecciono o que quero manter e o que deito fora (coisas que já passaram de validade) e depois volto a arrumar.

Um espaço para cada coisa

Eu sugiro tentarem dividir o vosso espaço de arrumação por temas. Imaginem o supermercado e cada uma das secções do supermercado. A minha sugestão passa por distribuirem os vossos alimentos, recipientes, etc, por categorias.

Eu, por exemplo, tenho duas prateleiras para o que chamo de mercearia salgada: arroz, massa, feijão, grão, cereais, etc. Outra prateleira para os ingredientes que normalmente uso nas minhas receitas doces: sementes, fermentos, gomas (guar, xantana), coco ralado, etc.

Aí em casa, podem dividir como fizer mais sentido para vocês, com a vossa alimentação e o espaço disponível.

Caixas e mais caixas

Só há pouco tempo percebi a mais valia que é arrumar alguns ingredientes em caixas. Apesar de tentar comprar a granel, há coisas que pelo preço ou pela indisponibilidade, não consigo. Acabo com várias embalagens na despensa. Contudo, organizando estas embalagens em caixas, é mais fácil de manter a despensa arrumada.

caixa com embalagens de vários produtos na despensa
A Granjo é uma marca de superalimentos e outros alimentos ligados à alimentação saudável, com a qual me cruzei recentemente.

Para além das caixas gosto de usar os organizadores de documentos para manter alguns dos meus ingredientes, como algumas farinhas, arroz, massas e flocos de aveia.

Organizadores de documentos usados para arrumar e organizar uma despensa

Uso arquivadores do IKEA que ajudam a manter várias produtos organizados por categorias. Pode ser uma boa alternativa, sobretudo para quem tem prateleiras mais fundas, como eu.

Controlar o consumo

As caixas ajudam também a gerir quantidades de alguns alimentos. Eu costumo ter alguns tipos de tostas na minha despensa, ou para comer com pastas, ou como snack para os miúdos. A dada altura percebi que tinha um exagero deste tipo de produtos, pois estava sempre a comprar alternativas para experimentar. Ter uma caixa para este tipo de produtos, ajuda a controlar os excessos.

caixa de tostas na despensa


Leia também:

Querido, Montessori-ei a cozinha!

A minha alimentação vegetariana – dicas

O que são os E’s nos rótulos dos produtos?