Não venho revelar nada de novo. Muitos por aí já ouviram falar da Marie Kondo e do seu método de arrumação konmari. Ou por amigos, ou por outros bloggers, ou mesmo pela série do Netflix. Só venho mesmo deixar o meu feedback, em como este método revolucionou as nossas vidas.

Esbarrei com este conceito há uns meses, através da Rita Ferro Alvim. No início não liguei muito, mas foi algo que ficou ali, quietinho a matutar. Comprei o livro, li, e apesar de ainda não ter conseguido aplicar na totalidade, vou usando as várias ideias aqui e ali.

gaveta de roupa dobrada e arrumada de acordo com o método konmari

Em que consiste o método

Bom, o método não consiste apenas em dobrar a roupa direitinha e coloca-la numa determinada posição nas gavetas. Isso, é só uma parte.

A Marie Kondo tem toda uma filosofia e metodologia de destralhe, em que devemos apenas manter aquilo que nos é realmente útil e nos traz felicidade. Depois, cada uma dessas coisas deve ter um lugar na nossa casa, de forma a manter-se sempre arrumado. Há ainda várias dicas de como nos devemos libertar de certos objectos, de arrumação e organização, de forma a que cada coisa se mantenha no seu sítio.

Tenho a sorte de não ser ávida consumista e tudo o que compro é com um propósito. Considero-me bastante minimalista nas minhas compras. Só compro o que realmente preciso e gosto. Logo, não sinto que as minhas roupas e coisas, precisem de ser destralhadas. Sinto sim, que precisam de ser organizadas de outra forma, de modo a manterem-se arrumadas.

O meu calcanhar de Aquiles: as roupas!

Como disse anteriormente, sou muito minimalista nas minhas compras. Compro o que realmente gosto, o que faz com que tenha poucas coisas. Por isso, a cozinha ou a sala, nunca foram pontos fracos de arrumação na minha casa (excluindo os brinquedos que existem um pouco por todo o lado).

O meu real problema, são as roupas, sobretudo a dos miúdos. Em primeiro lugar é um número incompreensível de roupa que precisam e têm. Depois, com o crescimento deles fui ficando com a sensação de falta de espaço cada vez mais vincada. Isto sente-se de uma forma muito acentuada na hora de fazer malas. Sejamos realista, mesmo com uma monovolume, não podemos cometer loucuras no que toca a malas. Sobretudo, se não queremos passar 1/3 das férias a transportar malas e mais malas, de um lado para o outro.

Foi no verão passado, que dei os primeiros passos neste método de arrumação. Devo confessar que fiquei surpreendida com a eficiência da arrumação e como de facto conseguimos otimiza-lo. Não, não ocupa menos espaço, os espaço é o mesmo, as roupas também. Por isso, o que conseguimos realmente, é tirar o maior partido do espaço que temos.

Das malas passei para as gavetas das roupas. Comecei pela dos miúdos e foi aqui que realmente percebi o potencial do método konmari. A roupa estava toda visível, e as miúdas conseguiam encontrar facilmente o que queriam vestir, e tirar, sem desarrumar metade da gaveta.

gaveta de roupa dobrada e arrumada segundo o método de konmari

O momento verdadeiramente revolucionário!

Há poucas semanas dei um passo à frente neste tema. Felizmente tenho uma mãozinha no tratamento das roupas de todos cá em casa. Contudo, a arrumação estava toda centrada em mim, e já estava a tomar contornos insuportáveis. Ficava horas a separar e a arrumar roupas. E quando atingiam quantidades absurdas de roupas, quase que não chegavam a ir para as gavetas e eram vestidas directamente do cesto. Resolvi então que era altura de as miúdas participarem nesta tarefa.

Comprei umas caixas no IKEA, onde coloco as roupas já dobradas e organizadas e elas só têm de arrumar no seu sítio. Normalmente dobro logo as roupas que saem da máquina de secar, sem passar a ferro, e coloco logo nestas caixas, devidamente identificadas. As roupas que vêm passadas a ferro, também divido e coloco em cada caixa. Deixo cada caixa na cama de cada uma e elas encarregam-se de arrumar e voltar a colocar as caixas na lavandaria.

Ter as gavetas organizadas através do método konmari ajuda bastante a que elas se sintam motivadas em arrumar e a manter arrumado. A verdade é que desde Setembro, que fiz a grande arrumação nas gavetas delas, nunca mais tive que voltar a arrumar.

As grandes questões que mais recebo sobre o sistema de arrumação konmari são:

  • A roupa não fica cheia de rugas dobrada assim? Não, fica até menos, pois não leva com o peso das outras roupas em cima.
  • Mantém-se arrumado? Sem dúvida!
  • Como se dobra a roupa assim? Penso que este vídeo ajuda imenso a perceber como fazer. Não se esqueçam que o número de dobras depende sempre do tamanho das peças e das vossas gavetas.

Em suma, diria que no toca ao tema de roupas, o método konmari foi efectivamente revolucionário. Não na forma de dobrar e arrumar, mas no sentido que realmente se mantém tudo arrumado e as miúdas conseguem colaborar e ajudar a manter essa arrumação.

Leia também

Despensa – dicas de arrumação e organização

Como sobreviver a 3 filhos #01

Como sobreviver a 3 filhos #02

Como sobreviver a 3 filhos #04