Regressámos na sexta-feira de 5 dias na Disneyland. Já é a nossa segunda vez com as miúdas, a primeira vez a 5. Vou organizar alguma informação sobre a viagem, assim como partilhar a nossa experiência, ao longo dos próximos dias e posts. Neste primeiro post, quero partilhar alguns dados, para ajudar-vos a decidir quando ir e quanto tempo ficar na Disneyland.

Quando ir à Disneyland?

Bom, a resposta a esta pergunta é muito subjectiva. Mas vai depender de 2 coisas essenciais:

  • disponibilidade da família (férias dos pais e das crianças, ou não);
  • orçamento para a viagem (época influencia os valores dos voos e das estadias).

Há 3 anos e agora fomos exactamente na mesma altura: primeira semana de Março. Há 3 anos não coincidiu com nenhumas férias ou data especial, este ano coincidiu com o Carnaval. Não senti grande diferença entre há 3 anos e agora, na afluência de pessoas, por ser Carnaval. Também, porque fiz alguma pesquisa, e sabia que nem todos os países da Europa fazem pausa para o Carnaval como no nosso país. Logo, não seria uma época de grande afluência.

Isto é algo que devem ter em conta. As férias são motivo para maior afluência de pessoas (férias da Páscoa, de Verão, etc). Vão contar com mais pessoas nos parques! Contudo, há vários espaços e atracções que fecham na época baixa para melhorias, o que também é algo a ter em consideração na decisão.

E o tempo? Está muito frio?

Bom, há 3 anos e agora apanhámos alguma chuva, nada demais. Períodos de poucos minutos, completamente suportáveis com impermeáveis e carapuços. Na semana anterior à nossa ida esteve um tempo incrível de sol e calor!

As manhãs e noites são bastante frescas (chegando aos 1º e 2º), mas durante o dia a temperatura é amena. Os miúdos andavam com 2 camadas de camisolas e um casaco quente de inverno. Havia alturas que diziam estar com calor.

Ir à semana ou ao fim-de-semana?

Ora, aqui é que há uma grande decisão a tomar. O fim-de-semana é automaticamente mais “povoado” que os dias de semana. Apesar de não ter ficado lá no fim-de-semana, já tinha percebido isso através dos tempos de espera na aplicação da Disneyland. Senti a sexta-feira, dia em que viemos embora, com muito mais pessoas que os dias de semana (muito mais mesmo).

Para além dos inúmero voos low cost para Paris, a estação de Marne-la-Vallée – Chessy (estação de comboios que serve a Disneyland) é também estação de TGV, tornando-se num ponto de fácil e rápido acesso de França e outros pontos da Europa. Por exemplo, o percurso Londres/Disneyland de Eurostar demora menos de 3h.

Em suma:

Analisem as várias épocas do ano, os preços, as férias do trabalho e dos miúdos, para perceber quando faz mais sentido ir.

Não se esqueçam que épocas altas (férias escolares, Verão, dias especiais) influenciam os preços e também a afluência de pessoas aos parques.

Quanto tempo ficar na Disneyland?

Esta é outra pergunta que os interessados em visitar a Disneyland colocam. E a resposta, por muito que seja frustrante ouvir, é: depende.

Normalmente, diria que o Disneyland Park precisa de pelo menos 1 dia e meio para ser todo visto (incluindo andar nos divertimentos) e o Walt Disney Studios Park usufrui-se todo em 1 dia apenas. Mas há várias coisas a ter em conta que influenciam estes tempos:

  • a época em que se vai, que influencia a afluência de pessoas e o tempo de espera nas filas. Filas maiores, mais morosas, mais tempo para conseguir ver e andar em tudo.
  • o tipo de grupo que leva, também afecta a experiência. Se forem só adultos andam mais rápido e andam só em alguns dos divertimentos. Se levarem crianças o ritmo é mais lento, andam mais devagar, andam em outro tipo de divertimentos.
  • se tem fastpass ou Extra Magic Hour, que explicarei o que são num post mais à frente, mas são formas de cortar filas e entrar mais cedo nos parques, o que ajuda a otimizar o tempo.

Pela minha experiência, família com crianças pequenas, eu recomendaria 1 dia para o Walt Disney Studios Park e pelo menos 2 dias completos para o Disneyland Park, para uma experiência completa (de divertimentos, paradas e desfile).

O que ter em conta:

Coisas importantes que devem ter em conta quando planeiam o número de dias que vão ficar:

  • na França o fuso horário é +1h que em Portugal;
  • o voo entre Porto/Lisboa e Paris é de aproximadamente 2h15;
  • a viagem de autocarro Magical Shuttle entre os aeroportos de Orly ou Charles De Gaulle e a Disneyland é de 50 minutos e parte de hora a hora dos aeroportos (os primeiros da manhã partem com menos diferença de tempo);
  • a viagem de TGV entre o aeroporto Charles De Gaulle e a Disneyland é de cerca de 10 minutos e a frequência varia entre os 30 minutos e 1h20 entre comboios;
  • as viagens de carro (taxi ou Uber) entre os aeroportos de Orly ou Charles De Gaulle e a Disneyland são de aproximadamente 40-45 minutos;
  • se se ficar num hotel Disney, há a possibilidade de entrar até 1h30 antes do parque abrir e usufruir de alguns divertimentos com tempo de espera pequenos;
  • os divertimentos começam a ser encerrados aproximadamente 1h30 antes da hora de fecho do parque (que varia com a altura do ano).

No nosso caso:

Há 3 anos ficámos 4 dias na Disneyland. Chegámos numa segunda-feira de manhã (com voo às 6h00 da manhã e chegada à Disneyland por volta das 11h00) e partimos na quinta-feira ao final do dia (com voo por volta das 20h00). Tivemos metade do dia de segunda-feira, mais dois dias completos e no último dia deixámos os parques por volta das 16h00-17h00. Achámos que foi mais que suficiente. Portanto, apesar de termos saído cedíssimo do Porto na segunda-feira, esse dia ficou logo em metade, com os tempos de voo, horário e tranfer.

Este ano planeámos 5 dias, pois num dos dias quisemos ir a Paris. Partimos do Porto na segunda-feira de manhã, num voo da Transavia das 10h45, com hora estimada de chegada às 14h00. Pelas nossas contas iríamos chegar à Disneyland por volta 16h00 e ainda usufruir alguma coisa. Não aconteceu, porque o voo atrasou mais de 1h. Chegámos a Orly às 15h30, conseguimos apanhar o Magical Shuttle das 15h50 (que chegou às 16h10) e chegar ao hotel às 17h00. Entre o check-in e deixar as malas no quarto saímos às 17h30.

Este primeiro dia deu para pouco. Chegámos ao parque às 17h45, andámos no “Le Carrousel de Lancelot” e vimos o espetáculo de encerramento às 19h30. Não deu para mais.

Ler também: 

Com que idade levar crianças à Disneyland Paris?

Como planear uma viagem à Disneyland Paris?

Disneyland Paris – reservar em agência de viagens, ou não?

Disneyland Paris #01 – Planeamento

Disneyland Paris #02 – Viagem de avião

Disneyland Paris #03 – Os parques

Disneyland Paris #04 – Alojamento

Disneyland Paris #05 – Alimentação

Disneyland Paris #06 – Os divertimentos

*este post contém links de afiliados