Estamos na época da romã e cá em casa somos grandes apreciadores. Tenho sempre na fruteira ou no frigorífico já descascada. Mas há dias uma amiga perguntou-me como descascar romã, sem destruir parte dela. Contava-me ela que no meio do processo metade da romã era esquartejada e esmagada, sendo frustrante e desmotivante de descascar. 

Apercebi-me que muita gente se deparava com a mesma dificuldade, incluindo eu até há bem pouco tempo. Depois de testar várias técnicas, esta é a que gosto mais e a que resulta melhor (com menos destruição de bagos). 

Passo-a-passo para descascar romã

descascar romã

1. Abrir uma tampa no topo, garantindo que corta apenas a casca da romã.

descascar romã

2. Remover esta tampa, descolando-a cuidadosamente dos bagos do topo da romã.

descascar romã

3. Golpear a casca da romã de alto a baixo, através dos veios que se vêm do topo. Estes veios de pele unem a romã e queremos desfazê-los para conseguir abri-la facilmente. Os golpes devem ir até ao centro da romã.

descascar romã

4. Agarrando apenas a casca, começar a forçar os gomos da romã, de forma a se separarem. Isto deverá acontecer com pouco esforço das nossas mãos.

descascar romã

5. Separar todos os gomos, removendo o centro da romã. Muitos bagos vão separar-se logo e os restantes são facilmente removidos com a passagem dos nossos dedos. 

6. Separar todos os bagos da casca e guardar numa taça ou caixa no frigorífico. Esta etapa pode ser feita pelos mais pequenos, com uma boa porção de tempo de entretenimento. 

descascar romã

 

Inspire-se nas nossas lancheiras com romã