Analisar rótulos de produtos, não tem que ser um quebra cabeças nos supermercados. Basta ler a lista de ingredientes e a tabela nutricional com atenção, para perceber se o produto que temos na mão é interessantes para o nosso consumo. Contudo, tenho 3 regras que vão sem dúvida ajudar nas melhores escolhas.

Lista de ingredientes

rótulos: lista de ingredientes e tabela nutricional

A lista de ingredientes é uma caracterização qualitativa do produto e diz-nos que ingrediente foram usados para fazer aquele produto. A lista encontra-se sempre por ordem decrescente de quantidade dos ingredientes no produto. Ou seja, em primeiro lugar encontram o ingrediente em maior quantidade e em último o que está presente em menor quantidade.

As listas de ingredientes podem apresentar as quantidades de cada ingrediente em percentagem, mas não é algo transversal a todos os produtos e marcas. 

Também, é na lista de ingredientes que encontram informação sobre a adição de açúcar e aditivos.

Tabela nutricional

rótulos: lista de ingredientes e tabela nutricional

A tabela nutricional faz uma caracterização quantitativa do produto, mostrando a quantidade de cada nutriente presente. Na tabela aparece o somatório de todos os nutrientes de todos os ingredientes, não havendo separação entre os que são naturalmente presentes dos adicionados. Por exemplo, sem a informação da lista de ingredientes, não é possível concluir se um produto é fortificado com vitaminas e minerais, e/ou se tem adição de açúcar.

Importa salientar que a tabela nutricional tem por norma 2 colunas de informação (poderá ter mais): a primeira com as quantidades de nutrientes por 100g de produto e a segunda com as quantidades de nutrientes pela quantidade recomendada do produto. Portanto, pode acontecer que a quantidade de nutrientes por 100g pareça pequena, mas na verdade consumimos mais do que 100g daquele produto, ou o contrário. Em suma, a coluna dos 100g serve de referência para comparar produtos, enquanto a coluna da porção servirá para nos guiarmos no nosso consumo diário.

As 3 regras de ouro

  1. comprar maioritariamente alimentos sem rótulos: frutas, hortícolas, leguminosas, cereais integrais.
  2. comprar produtos com poucos ingredientes (os mínimos e essenciais para conseguir aquele produto).
  3. não comprar produtos com ingredientes que não conseguem pronunciar e/ou não sabem o que são

Neste episódio falei:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: