Depois do episódio da semana passada sobre rótulos decidi que o açúcar merecia um episódio só para ele. Sinto que se confunde com facilidade o açúcares nutrientes com o açúcar branco de mesa, e é essa confusão que tento desfazer neste episódio.

Açúcares: os hidratos de carbono

Os açúcares são hidratos de carbono que o nosso organismo usa para converter em energia. Portanto, nós precisamos deles. Ponto.

Os alimentos ricos em hidratos de carbono, como os cereais, as frutas, hortícolas, leguminosas, frutos secos e sementes possuem açúcares, uns mais outros menos. E em última instância se suprimirmos a nossas necessidades calóricas diárias com uma variedade destes alimentos, suprimimos as nossas necessidades de açúcares, sem necessidade de adicionar.

Açúcar: o adoçante de mesa

Existe no mercado um alimento, ou ingrediente, que comummente chamamos de açúcar branco. Este ingrediente, proveniente da cana de açúcar, é composto 100% pelo açúcares (nutriente). Portanto, quando consumimos este alimento, estamos simplesmente a consumir calorias, sem qualquer valor nutricional (gorduras, proteínas, vitaminas ou minerais). 

Em última instância podíamos suprimir as nossas necessidades calóricas diárias, apenas com açúcar branco. Contudo, ficaríamos com carência de todos os outros nutrientes, essenciais para a nossa sobrevivência.

Consumo excessivo de açúcares

Se tivermos uma alimentação variada que suprime as nossas necessidades calórica diárias, não necessitamos de adicionar açúcares (ingredientes) à nossa dieta. Se consumirmos açúcares adicionados em excesso, estamos a somar calorias à nossa dieta, de baixo valor nutricional. E pode acontecer uma de duas coisas: ou suprimimos rapidamente as nossas necessidades calóricas, carecendo de macro e micronutrientes; ou ultrapassamos as nossas necessidades calorias (consumir mais calorias que aquelas que gastamos), conduzindo a aumento de peso corporal e doenças associadas a esse aumento.

Também, a ingestão de alimentos muito açucarados (com a açúcares adicionados) e pouco integrais, são menos saciantes, devido ao elevado índice glicémico. Ou seja, os açúcares são rapidamente absorvidos pelo organismo, conduzindo a um pico glicémico e a baixa drástica. Os alimentos integrais (frutas, hortícolas, cereais, leguminosas, etc), têm uma absorção mais lenta de açúcares, levando a uma maior saciedade. Em suma, um alimento com açúcar adicionado, é mais calórico e faz com que tenhamos que comer mais, por ser menos saciante.

Posts que poderão interessar:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: