Fiz pela primeira vez estes queques, para a Luísa levar para a escola no seu aniversário. Foram um verdadeiro sucesso entre crianças e adultos. Tinha requerimentos especiais, já que um dos seus amiguinhos não podia comer lacticínios, nem trigo. Apesar do desafio, não foi difícil para mim, já que a farinha de trigo deixou de fazer parte da despensa há alguns meses e cozinho bastante sem leite e derivados. Desta experiência, nasceram estes queques fofos de chocolate, que prometo que ficarão sempre perfeitos!

    

Esta é daquelas receitas que adoro por as duas miúdas a fazer, pois tem duas partes: uma mistura de secos e uma mistura de ingredientes húmidos. No ingredientes secos contamos com farinha de espelta, fermento, bicarbonato de sódio (que vai ajudar os queques a ficarem super fofos) e claro, o cacau. Recomendo que usem cacau de elevada qualidade, pois via se notar na cor dos queques e no sabor (yumi).

Na mistura húmida juntamos açúcar de coco, óleo de coco (podem usar deodorado ou normal para queques mais aromáticos), um ovo, que pode ser substituído por ovo de linhaça ou ovo de chia, baunilha, água morna e creme de coco coalhado. Este creme de coco coalhado faço em casa, com uma porção de creme de coco e sumo de limão ou vinagre de maçã ou cidra. Podem usar leite de vaca, se consumirem, ou outro leite vegetal. Contudo, resultará melhor, quanto mais gordo for o leite (por isso uso o creme de coco). Usar um creme de coco, também vai ajudar a aromatizar os queques, pois o coco liga na perfeição com o cacau. 

Podem cobrir estes queques com chantilly de coco. Para isso basta reservarem uma lata de leite de coco (de preferência com uma boa percentagem de coco) no frigorífico por pelo menos 12h. Depois é só abrir, retirar a parte gorda do leite que fica ao de cima e deixar a água que se depositou no fundo para um batido ou outro cozinhado. Bate-se o parte do leite de coco que se retirou, até ficar cremoso. Pode-se adoçar a gosto, com açúcar de coco ou geleias. 

Queques fofos de chocolate
Serve 12
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1/2 chávena (65g) de farinha integral de espelta
  2. 1/2 chávena (65g) de farinha branca de espelta
  3. 1 colher de chá rasa de fermento
  4. 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
  5. 1 colher de sopa de cacau de elevada qualidade
  6. 1/2 chávena (100g) de açúcar de coco ou mascavado
  7. 1/2 chávena (120ml) de óleo de coco derretido
  8. 1 ovo ou 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água morna)
  9. 1/2 chávena (120ml) de creme de coco coalhado (creme de coco + 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou de cidra ou sumo de limão)
  10. 1/4 de chávena de água morna
  11. 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
INGREDIENTES PARA O CHANTILLY DE COCO
  1. 1 lata de leite de coco com grande percentagem de coco
  2. 2 colheres de sopa de adoçante a gosto
  3. 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Preparar o leite-coalhado ou creme de coco coalhado e deixar repousar.
  2. Pré-aquecer o forno a 170º e preparar 12 formas para queques.
  3. Numa taça juntar as farinhas, o fermento, o bicarbonato e o cacau. Misturar.
  4. Noutra taça unir o óleo e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Juntar os ovos e bater até aumentar de volume. Juntar o leite coalhado ou creme de coco coalhado, a essência de baunilha e a água morna. Misturar bem até obter uma mistura sedosa.
  5. Juntar a mistura de farinha lentamente ao líquido e envolver bem sem deixar grumos.
  6. Colocar nas formas e levar ao forno por 15 minutos.
PREPARAÇÃO DO CHANTILLY DE COCO
  1. Guardar a lata de leite de coco no frigorífico por 12h.
  2. Retirar e NÃO AGITAR, para que as duas partes de leite se mantenham separadas.
  3. Retirar a camada de creme que se formou por cima com uma colher, deixando a água para outro uso.
  4. Bater com a batedeira o creme, juntando adoçante a gosto e a essência de baunilha se desejar, até obter um preparado cremoso.
Notas
  1. A farinha de espelta pode ser substituída por farinha de trigo, ou outra farinha. Se se usar farinha sem glúten (como a farinha de arroz, teff, etc), é conveniente que se adicione um adjuvante à liga da massa, como goma guar ou goma xantana.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Poderá interessar

Queques de amêndoa [desde os 12 meses]

Queques de avelã e cacau [desde os 12 meses]

8 formas de substituir ovo em receitas

Substituir farinha em receitas

Cacau na alimentação de crianças: sim ou não?