No sábado celebrámos mais um aniversário cá em casa, o segundo do Francisco. Para tema da festa escolhi o leão. Foi o primeiro animal que ele aprendeu a dizer e vive bastante fascinado com tudo o que são leões e felinos. Vou fazer dois posts sobre esta festa, sendo este primeiro sobre a ementa da festa de aniversário do leão.

As minhas ementas das festas são bastante semelhantes. Há pratos que sirvo sempre, como os salgadinhos da minha mãe, as sanduíches, os meus queques de amêndoa, a fruta (ou em espetadas ou em salada) e as gelatinas (utilizo de compra mesmo, é a única altura que as faço). Depois, vou variando um pouco o resto da oferta. Tento sempre que sejam coisas que possam ser divididas em unidoses e fáceis de comer à mão. Em suma, o meu objectivo é que se suje o mínimo de louça possível ou que haja desperdício de descartáveis.

Salgados

Uma das coisas que tenho gostado muito de servir nas festas de aniversário é húmus e outras pastas (abacate ou azeitona). Desta vez fiz um prato de húmus com grissinos e palitos de cenoura, simulando um leão.

húmus com grissinos e palitos de cenoura em forma de leão para a ementa da festa de aniversário do leão

Para esta ementa da festa de aniversário do leão, resolvi experimentar servir focaccia. É algo simples de fazer e pode ser cortado aos pedacinhos para servir. Usei uma receita do livro de Itália da Bimby (depois tento passar para o blog a receita). Fiz uma focaccia de tomate e outra de azeitonas.

Prato com pedaços de focaccia de tomate e focaccia de azeitonas para a ementa da festa de aniversário do leão

Outro prato que costumo servir nas festas cá em casa são os profiteroles de atum. Basicamente uso a receita básica de massa choux. Mas em vez de chantilly, recheio com patê de atum (atum, com ovo cozido e um pouco de maionese). Costumam ser muito apreciados nas festas.

prato branco com profiteroles recheados com pate de atum para a ementa da festa de aniversário do leão

Dentro dos salgados ainda servimos panadinhos de peru, uma grande variedade de salgadinhos (rissóis de todos os tipo, croquetes e bolinhos de bacalhau), e umas espetadas de tomate cherry com queijo mozarela.

taça vermelha com espetada de tomate cherry e queijo mozarela para a ementa da festa de aniversário do leão

Doces

Passando para os doces, nesta festa experimentei servir taças de iogurte grego, com nozes e mel. Mas diria que funciona melhor o yogurt-bar que fiz numa das festas anteriores.

taças de vidro com iogurte grego, nozes e mel para a ementa da festa de aniversário do leão

Nesta ementa da festa de aniversário do leão servi mousse de manga (que hei-de passar a receita aqui para o blog) e as gelatinas. Também, coloquei várias tacinhas de pipocas para miúdos e gaúdos picarem.

Para as pipocas, nada mais simples. Em primeiro lugar, numa taça de vidro coloquem um bocadinho de água (2 a 3 colheres de sopa), uma colher de chá de açúcar de coco e 1/2 chávena de milho. Misturem bem até o milho ficar bem coberto com o açúcar. Coloquem ou uma tampa de microondas na taça, ou cubram com pelicula furada. Levem ao microondas na potência máxima por 5-7 minutos.

taças branca com pipocas para a ementa da festa de aniversário do leão

Por fim, o bolo de aniversário. Joguei pelo seguro e fiz o nosso bolo red velvet com cobertura de ganache de chocolate branco. O ganache é muito simples de fazer. Primeiramente, derreter chocolate branco com natas em partes iguais. Deixar a arrefecer e, por fim, bater com a batedeira até se obter um creme.

bolo de aniversário red velvet com cobertura de ganache de chocolate branco para a ementa da festa de aniversário do leão

Amanhã mostro todos os detalhes de decoração da festa com várias dicas para as vossas festas aí em casa!

Leia também

Festas de aniversário – Checklist

7 dicas para festas de aniversário em casa

Festa de aniversário da selva #02 – ementa

Ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos