Então e tu Leonor, não nos falas do regresso à escola das tuas miúdas?

Perguntam-me vocês. Ou imagino eu, que me perguntam. Das duas uma, ou foi tão bom, que não tenho nada a dizer e este pode vir a ser o post mais curto deste blog, ou foi tão mau, que nem sei por onde começar. 

Fazendo um ponto de situação, a Luísa manteve-se na mesma escola, mas mudou de sala, de colegas e professora. Há meninos que ela já conhece, outros que são novos na escola e isso afecta sempre a dinâmica do grupo. A Tete mudou-se para a escola da Luísa. Apesar de já a conhecer por ir levar e buscar a irmã, não deixa de ser uma grande mudança na vida dela. É uma escola muito maior que a anterior, com mais meninos, adultos, salas, etc. Tivemos um período em que ela dizia que não queria ir para aquela escola, que queria ficar na dela para sempre. Por isso, o meu receio no primeiro dia, era justificável. 

O primeiro dia foi na quinta-feira. Optei por deixar primeiro a Luísa na sala dela, para que a Tete soubesse onde ela estava. A Luísa é sem dúvida o “porto de abrigo” da Tete e transmite-lhe muita segurança. Saber que a irmã está ali, naquela sala, é sem dúvida uma forma de tranquiliza-la. A Luísa entrou na sala de rompante, para conhecer todos os espaços e brinquedos. Ficou na mesa de desenhos e até se esqueceu de se despedir! Depois deixei a Tete na sala dela, que se despediu e mandou-me embora. (bastante típico fazer, quando está bem).

Se sentisse que esta despedida tivesse custado de alguma forma, para ambas ou alguma delas, teria ponderado a possibilidade de só ficarem meio-dia e fazer a adaptação de forma gradual. Mas senti que elas estavam tão bem e seguras, que arrisquei e fui busca-las só ao final do dia. 

Confesso que passei o dia com o pensamento nelas. Adorava ser mosquinha, para ver tudo, tudo, tudo. Mas nem por isso fiquei nervosa ou ansiosa. Sabia que estavam bem, em boas mãos. E que a qualquer altura me contactariam, caso vissem necessidade.

Mal cheguei à escola encontrei os professores de cada uma, que me disseram que o dia tinha corrido lindamente às duas!! Chegaram-me as duas aos braços tão felizes, mas tão felizes, que nem sei descrever.

Certo que foi o primeiro dia, cheio de novidades. Sei que agora pode começar a dificultar, mas estou a torcer para que continue tudo tranquilo.

Foi bom, tão bom, e nem por isso este post foi o mais pequeno do blog. 🙂

 

Para ajudar neste regresso à escola aí em casa, voltei a publicar semanalmente as lancheiras das miúdas. Espero que facilite a gestão de lanches aí por casa. 

Boa semana de escola para todos 😉