O Francisco fez ontem 20 meses. E não são apenas 20 meses de idade, mas 20 meses que fiquei em casa com ele. Que cuidei dele e que ele foi o centro da minha vida (praticamente). E chega um dia que temos de os deixar ir, que vão descobrir e aprender com outras pessoas, que vão conviver com outras crianças. Esse dia foi hoje!

O Francisco é o filho mais apegado. Não sei se por ser menino, se por ser o terceiro (e se calhar último). Sempre o senti mais bebé e mais necessitado de mim. Quando se falou em ir para a escola, achei que era cedo demais. As irmãs foram mais ou menos com esta idade e eu achei-as tão mais preparadas para este passo, do que sentia com ele. Mas avançámos. Curiosamente, foi o que me custou menos “deixar”. Talvez por já ter passado por isto 2 vezes e saber como tudo se processa (embora cada filho seja diferente). 

Experimentámos a escola uns dias em Julho, antes de irmos de férias. Em pouco tempo percebi que ele ficaria bem. Deixava-me com um beijinho e recebia-me com um sorriso, uma adaptação que superou todas as minhas expectativas. 

Hoje sento-me à secretaria, sem o meu baby-boy a chamar por mim, com todos os meus projectos ao meu lado. Sinto-me confiante que vou ter o tempo e disponibilidade para os realizar e tranquila por todos os meus “pintainhos” estarem bem. 

Para quem tem de deixar os pequenos pela primeira vez nestes dias, desejo-vos coragem e confiança de que será o passo certo para vocês!! <3