Nunca falei deste tema aqui no blog, porque não quero que sintam que estou a gabar-me por os meus filhos dormirem bem. Sei bem que há famílias a batalhar com problemas de sono dos seus bebés e crianças. Não sei se é a genética, sorte ou magia, mas os meus filhos dormem bem e desde muito cedo (bato na madeira para que isso nunca mude). Sinto que não fiz nada de especial em relação ao sono e rotinas de sono deles, mas quem sabe, não estará aqui o segredo para os bebés dormirem bem.

Como devem ter reparado no início do episódio, este foi patrocinado pela Mitosyl, que é uma parceria que partilho com muito orgulho! É muito gratificante ter uma marca que tanto gosto e que foi presença constante cá em casa desde a minha primeira filha (há 8 anos), a apoiar um projecto que preenche tanto como o podcast. Obrigada Mitosyl!

“Manias” que eu tinha com as rotinas de sono

Apesar de saber muito pouco sobre sono dos bebés (e nem ter lido nada de especial), fui criando algumas “manias” minhas, que sem grande fundamento, acreditava que conduziam ao sono tranquilo. Se foi por isso? Não sei. Se resultou? No meu caso sim.

Eu tinha manias como:

  • os meus bebés não faziam a sesta e o sono nocturno no mesmo sítio (nem na mesma divisão sequer). Até mais ou menos os 6 meses eu fazia clara distinção entre o sono diurno e o nocturno. Durante o dia dormiam na sala, com claridade e barulho, à noite, no quarto, escuro e em silêncio.
  • tentava não ter estímulos ao final do dia (sair de casa ou receber visitas).
  • fazia tudo sempre pela mesma ordem à noite, porque sentia que funcionava como programação: dava um banho relaxante, massagem, dava de mamar e eles adormeciam. Fazia sempre à mesma hora e nunca arriscava em trocar a hora.

Cuidados que eu tinha com o sono dos meus bebés

A diferença entre as “manias” e os cuidados, é que acredito que as manias eram mesmo só minhas e que pouco afectavam o sono dos meus filhos. Já os cuidados sinto que fizeram a diferença na qualidade de sono deles (e minha).

  • colocar fraldas mais absorventes (maiores ou mais grossas), para aguentarem o tempo de sono do bebé;
  • aplicar creme barreira para isolar a pele do rabinho da humidade da fralda, usei muito a Pasta Lassar da Mitosyl;
  • usar pijamas confortáveis e não muito quentes, nem muito frescos (usava-me como referência e usava as mesmas camadas);
  • tinha muita atenção e cuidado com as sestas e as horas das sestas.

Conclusão…

Eu não sei se o que fiz é o segredo para que agora todos os bebés durmam bem. Acho que os bebés são todos diferentes e o segredo está mesmo em perceber essas diferenças e adaptar-nos.

Os meus bebés sempre estiveram à frente de todas as minhas necessidades, e o seu descanso ainda mais! Sempre tentei ouvir o que precisavam e proporcionar-lhes a melhores condições de descanso, fosse de dia, ou de noite. Sempre respeitei os que dormem muito, os que dormem pouco, os que precisam de colo, e os que só precisam de uma mão e a sensação de presença da mãe.

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: