Já tinha falado aqui no blog sobre a minha história de amamentação dos meus 3 filhos, mas finalmente trouxe esse tema para o podcast. Foi um caminho cheio de altos e baixos, com muitas dificuldades, sobretudo com a minha primeira filha. Mas o caminho fez-se caminhando e consegui sempre amamentar. Portanto, e sem mais demoras, a minha relação com a amamentação é muito positiva e recomendo-a a qualquer mãe.

Como devem ter reparado no início do episódio, este foi patrocinado pela Mitosyl, que é uma parceria que partilho com muito orgulho! É muito gratificante ter uma marca que tanto gosto e que foi presença constante cá em casa desde a minha primeira filha (há 8 anos), a apoiar um projecto que preenche tanto como o podcast. Obrigada Mitosyl!

Histórias, influências e a sociedade

Confesso que quando estava grávida da minha primeira filha, não tinha grande motivação para amamentar. A falta de histórias positivas, como a da minha própria mãe, de bons exemplos de amamentação e da sexualização das mamas pela própria sociedade, limitaram a minha mente a não querer amamentar. 

Tudo mudou na aula de preparação para o parto e quando comecei a ver todos os benefícios que existiam em amamentar, sobretudo para o bebé. Não só comecei a querer amamentar, como considerei mandatário fazê-lo.

Mamilo raso e um bebé que não sabia sugar

A Luísa, minha primeira filha, teve um parto muito complicado, que podem ouvir no podcast da Joana Guerra Tadeu, o Puericooltura. Com um mamilo raso, uma mama grande e uma bebé sem força para sugar, a amamentação parecia bastante comprometida. Mas nunca desistimos e as duas juntas, a Luísa e eu, resolvemos esta questão da amamentação. 

Foram 9 meses de amamentação, até as circunstâncias ditarem o seu fim.

O bebé que bolçava muito

A Teresa foi um bebé que sempre mamou muito bem, mas bolçava muito (até demais). Foi algo que me preocupou no início, mas os números na balança e os tamanhos da roupa, foram me mostrando que não havia motivo para preocupação.

O seu intenso interesse pela comida e por comer colocou um fim a amamentação por volta dos 12 meses.

O “piercing” de mamilo

O Francisco era conhecido por estar sempre a mamar, desde que nasceu!! De dia os intervalos de descanso entre mamadas era curto (na média de 1h), alargando um pouco mais à noite. Sempre foi um bebé mais interessado na mama, que as irmãs.

O desmame por BLW deu-lhe o tempo que precisava para o desmame, só tendo ocorrido aos 2 anos de idade.

A minha história de amamentação

A minha história é maioritariamente feliz. Sempre senti uma grande emoção por poder amamentar os meus filhos e nutri-los desta maneira.

Contudo, não considero que o parto ou a amamentação definam as mães. A maternidade vai muito mais além destas duas coisas.

Neste episódio falei:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: