Depois do último episódio da última temporada, sobre alergias e intolerância alimentar, várias pessoas pediram para que falassem sobre substitutos destes alimentos. Apesar de já ter escrito vários posts sobre como substituir ingredientes, aglomerei neste episódio de podcast todas essas informações para quem precisar.

Farinhas

No blog já encontram um post sobre como substituir farinha em receitas. Mas basicamente devem ter atenção ao tipo de farinha, se é proveniente de um cereal (trigo, aveia, arroz, centeio, etc), ou de um não cereal (amêndoa, coco, mandioca, etc). Dentro dos cereais, atentem se a farinha é proveniente de um cereal com glúten ou sem glúten. Para substituir farinhas com glúten, normalmente precisamos de juntar alguns adjuvantes para complementar a falta de glúten, que funciona como cola da massa.

Para a questão do glúten, recomendo vivamente a seguirem a Sofia Paixão, do blog Glúten Free Com Paixão. Ela é sem dúvida uma expert em cozinhar sem glúten.

Ovo

O ovo pode ser substituído por vários ingredientes, dependendo da receita. No blog encontram 8 formas de substituir o ovo, mas adianto que a minha forma preferida é a combinação de duas. No que diz respeito a bolos, queques e panquecas, normalmente substituo 1 ovo, por 1 colher de sopa de linhaça moída, 3 a 4 colheres de água ou o líquido que estiver a usar e 1 colher de sopa de amido de milho ou farinha de araruta. 

Leite e derivados

Substituir lacticínios, seja por se ser intolerante à lactose ou alérgico à proteína de leite de vaca, é mais simples, pois existem opções vegetais com as mesmas características. No blog encontram um post sobre como substituir leite e derivados nas receitas, assim como substituir a manteiga, que em alguns casos pode ser um desafio. Deixo-vos também para leitura, um post sobre como escolher bebidas vegetais.

A Sofia Carvalho do Criar Comer Crescer tem um blog totalmente dedicado à cozinha sem leite e derivados, que recomendo seguir se esta temática vos interessa.

Frutos secos

A alergia a frutos secos e amendoim ainda é muito comum na nossa sociedade. Não é raro encontrar escola livres de frutos secos. Substituir este ingrediente em receitas não é complicado. Pode-se usar sementes de girassol, que em pasta ou moídas têm as mesmas características, embora o sabor seja mais intenso. É importante frisar que os alérgicos a frutos secos, não são alérgicos às sementes, nomeadamente as de girassol. Assim, quando me receita pedir amêndoa moída, podem colocar sementes de girassol, na mesma quantidade. Também podem fazer pasta de sementes de girassol, para barrar no pão.

Neste episódio falei:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: