O mercado de bebidas vegetais tem crescido nos últimos anos. Hoje em dia, há várias marcas e as bebidas vegetais não são apenas de soja. Há bebidas de aveia, arroz, coco, amêndoa, cânhamo, e a lista não termina. Há vários motivos que nos levam a consumir bebidas vegetais. Seja porque não podemos ou não queremos consumir leite de vaca (ou outro animal), ou porque gostamos destes produtos para complementar as nossos cozinhados. O importante é saber como escolher bebidas vegetais.

O que é uma bebida vegetal?

Uma bebida vegetal é um produto líquido obtido através de um ou mais ingredientes de origem vegetal e água. Ou seja, uma bebida vegetal de aveia, será o resultado de aveia e água. É por isso intuitivo que o ingrediente principal, aquele que está presente em maior quantidade e aparece em primeiro lugar na lista de ingredientes, seja a água.

O que deve conter uma bebida vegetal?

Como dito acima, o primeiro ingrediente da lista de ingredientes de uma bebida vegetal é água. O segundo deverá será o cereal, fruto, grão, semente, de que é feito. Muitas vezes é utilizado o arroz como forma de ajudar à criação de polpa da bebida vegetal. Ou seja, é normal encontrar uma bebida vegetal que diga ser de amêndoa e encontrar arroz na sua constituição, como segundo ingrediente, seguido da amêndoa. Isto pode ser verificado no rótulo, na zona da lista de ingredientes.

Sabe ler rótulos dos produtos?

A maioria das bebidas vegetais contêm algum tipo de gordura, normalmente óleo de girassol. A gordura ajuda que não haja segregação da polpa com a água, mantendo a bebida mais homogénea. Quando não tem gordura, a bebida vegetal pode ter um estabilizador, de preferência algum tipo de goma.

É sempre positivo quando uma bebida destas tem uma suplementação vitamínica e/ou de minerais. Não há nada de mal nisso, só temos a beneficiar com uma bebida mais rica. 

Por fim, algumas bebidas podem ter sal ou não, e este aparecerá em último lugar na lista de ingredientes. É raro encontrar bebidas vegetais sem sal, mas existem. 

O que não queremos numa bebida vegetal?

Em primeiro lugar: açúcar. Muitas bebidas vegetais do mercado são açucaradas. O pior é que normalmente o açúcar aparece como segundo ingrediente. Isto não é de todo desejável.

Outro tipo de ingredientes que queremos evitar serão os emulsionantes e espessantes, que surgem na lista de ingredientes com E seguido de um número. Uma bebida com vários emulsionantes e/ou espessantes, é mais encorpada e espessa, por falta de polpa vinda do cereal de que é feita. Ou seja, uma bebida vegetal, com quantidade suficiente de cereal, leguminosa, fruta, tem consistência suficiente, e não ficará aguada, prescindindo de todos estes Es.

Também é de evitar os estabilizadores identificados com Es e os edulcorantes (que são formas de açúcar).

Em suma:

  1. quando estamos a escolher uma bebida vegetal no supermercado, olhamos em primeiro lugar para a lista de ingredientes no rótulo;
  2. desejamos uma bebida com o mínimo de ingredientes, se possível apenas água e o ingrediente de que é feita a bebida vegetal: soja, aveia, arroz, amêndoa, etc;
  3. valorizamos as bebidas que são enriquecidas com vitaminas e minerais;
  4. algumas bebidas podem conter óleo (normalmente de girassol) como estabilizador e sal;
  5. é de evitar bebidas com açúcar e Es, que não se consegue identificar.

Ressalva para as bebidas vegetais de arroz em alimentação infantil

Segundo o comité em nutrição da European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN), as bebidas vegetais de arroz não devem ser oferecidas a bebés e crianças:

To reduce exposure to inorganic arsenic, which is considered a first-level carcinogen, this Committee previously recommended that rice drinks should not be used for infants and young children.*

*in Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition, publicação de Janeiro de 2017.

 

Poderá interessar:

Substituir leite e derivados em receitas

Sabe ler rótulos dos produtos?

Os diferentes tipos de açúcar