Uns dizem 4 meses, outros 6 meses, outros 5 meses 3 dias e 4h. A idade com que um bebé deve começar a comer está longe de ser consensual. E há forma de saber quando deve um bebé começar a comer? Há! E como? Passo já a explicar.

Depois de ter iniciado a alimentação a 3 crianças (meus filhos) percebi uma coisa. Comer, para um bebé, deveria ser tão natural e intuitivo como andar. Nós não decidimos o dia em que ele começa a andar. Ele vai tentando, gatinha (alguns bebés), põe-se de joelhos, depois de pé, anda agarrado e larga-se. O máximo que fazemos é dar-lhe a mão, encorajando a dar alguns passos sozinho, aparando as suas quedas. 

Para andar, um bebé necessita de determinadas aptidões físicas e cognitivas. Como força nas pernas, costas e abdomen, para se colocar de pé, equilíbrio e a capacidade de conseguir coordenar pernas e pés para andar. Nada disto pode ser forçado. Depende mais do bebé que dos cuidadores e cada bebé começa a andar quando reúne todas estas condições. Uns antes dos 12 meses, outros depois.

Para mim, comer deveria ser assim. E o bebé só precisa de conseguir fazer 3 coisas essenciais:

  1. aguentar-se sentado direito com pouco apoio ou sem nenhum, evitando a posição inclinado, sob o perigo de engasgamento com alimentos que rolem para o fundo da boca;
  2. levar objectos à boca, que será um sinal que tem destreza motora e cognitiva, para se alimentar;
  3. quando perde o reflexo de protrusão da lingua – deitar a língua de fora, quando se coloca algo na boca .

E claro, como no andar, estas três coisas não ocorrem em todos os bebés na mesma idade. O que vai ao encontro da afirmação “os bebés não são todos iguais”. Há uns que fazem isto bem antes dos 6 meses, outros depois. A grande maioria anda mesmo ali na marca dos 6 meses. Para mim, passou a fazer mais sentido prestar atenção a estes sinais que os bebés dão naturalmente.

E não pensem que digo isto como defensora de baby-led weaning. Para mim, qualquer tipo de abordagem de alimentação complementar, só faz sentido quando o bebé está preparado. Tal como andar, não é difícil perceber quando o bebé está pronto para o fazer, juntamente com o nosso incentivo e sempre ao lado para amparar “as quedas”.

Claro que este post obriga-me a falar no que toda a gente pensa: e como se faz quando se tem de regressar ao trabalho antes deste momento? Isto é pano para mangas e há algumas semanas que ando a preparar um post sobre isso, com todas as dicas e conselhos que consegui reunir sobre o assunto.

 

Poderá interessar:

Faz hoje 1 ano!

Para maiores de 6 meses

Quando começar a alimentação complementar?

Introdução da alimentação complementar – guia

Alimentação complementar: BLW vs Tradicional

Introdução da alimentação complementar – 7 dicas