A alimentação complementar é um momento de grande ansiedade para muitos pais. Até ali o seu bebé ou mamava, ou bebia biberão, o alimento era só um, e não havia muitas variáveis a essa rotina de alimentação. Agora, de repente, pode-se oferecer de quase tudo, com colher, ou sem colher, passado, inteiro. Parece que oiço daqui as mães e pais a hiperventilar! E quando o seu bebé não come todas aquelas comidinhas preparadas segundo rigorosas instruções do pediatra, ou por aquela receita maravilhosa que viu num blog? Já se tentou tudo, frio, quente, mais passado, menos passado, cru, cozinhado e não há maneira do bebé comer! “O pânico, o horror, a tragédia.”

Calma… 

A alimentação complementar define o período, entre os 6 e os 12 meses, de ADAPTAÇÃO (desculpem as maiúsculas, mas tenho de repetir em sublinhado), ADAPTAÇÃO do bebé à dieta da família. E ela é COMPLEMENTAR! E é complementar a quê? Ao leite, que até aos 12 meses de vida do bebé e deve ser a fonte principal de calorias e nutrientes da dieta do bebé. 

Resumo até agora: o alimento principal do bebé é o leite, o resto é complementar e serve como adaptação.

Até agora tudo bem? Desculpem as maiúsculas, sublinhados e negritos. Mas são noções importantes para fixar e perceber porque os bebés não comem nesta fase, muitas das vezes.

Então, quando aos 6, 7 ou 8 meses um bebé não come, é normal. Porque está em adaptação. Está a aprender, a apreender, a absorver imensa informação nova sobre comida, como comer, o que comer. É um processo longo e complexo para um ser tão pequeno. 

Para um bebé, comer deveria ser tão natural como andar

Imaginem um bebé que está a começar a andar. Há dias que ele tenta por-se de pé sozinho várias vezes, e cai e volta a tentar. Contudo, há dias que parece que retrocede e ele nem se levanta do chão! E porquê? Porque está em adaptação e é normal haver dias que tenta mais vezes, que outros. Não é um processo linear. E se houver um dia que o bebé não se coloca uma única vez de pé, nós não achamos anormal.

Então, porque a aptidão de comer tem que ser linear e crescente? Porque um bebé tem de comer mais no dia seguinte em relação ao anterior? 

Para um bebé, comer, é como andar. Primeiro, precisa de estar fisiologicamente preparado para tal. Há determinados indicadores, que nos indicam se um bebé está preparado para começar a alimentação complementar ou não e podem encontra-los neste post: Quando deve um bebé começar a comer? Depois, é um processo de desenvolvimento, maturação e aprendizagem, tal como é andar. Por isso, tem altos e baixos. Há, então, dias melhores, que come mais e dias que come menos. 

A boa notícia, é que os bebés têm 6 maravilhosos meses (entre os 6 e os 12 meses), 180 dias completos, para esta etapa, para se adaptarem. E como disse acima, o leite deve continuar a ser a principal fonte de alimento até aos 12 meses, seja materno ou de fórmula. 

Mas o meu bebé precisa de comer…

E eu sei. Sei que há pais que não podem ficar com os seus bebés durante a totalidade desta etapa, para o apoiarem. Sobretudo as mães que não podem amamentar em livre demanda o seu bebé, pelo regresso ao trabalho. Bebés que ficam ao cuidado de parentes, amas ou creches e que precisam de ser alimentados.

Bom, se o bebé estiver a leite de fórmula, esta questão fica parcialmente facilitada, pois a disponibilidade de leite é facilitada. Portanto, o bebé tem maior liberdade para explorar a comida livremente, sem a pressão de ter que se alimentar desta comida. 

No caso de bebés alimentados a leite materno, sei que se torna mais complicado, pois envolve um esforço extra da mãe para extrair leite, para as refeições em que está longe do bebé. Não consigo fazer grandes sugestões em relação a este tema, para além de dar alento e palavras e encorajamento, para se fazer este esforço extra pelo bebé!

E o que fazer quando o bebé não come?

Se estamos a falar do início da alimentação complementar e o bebé não come, a primeira dica é não fazer disto um problema. Já percebemos acima que é um processo e que cada bebé irá percorre-lo à sua maneira. Por isso, cada bebé precisará do seu tempo e espaço para explorar esta nova etapa.

É fundamental deixar um bebé mexer, tocar e sobretudo, brincar com a comida. E enquanto o fazem, estão a aprender tantas e tantas coisas, sobre cores, sabores, texturas e consistências. Estão a formar uma base de dados gigante, recolhendo informação sobre todos os alimentos. Um bebé apenas lamber a comida, ou colocar comida na boca e cuspir, é normal. Está a analisar e a recolher mais informação para a sua base de dados. Não sintam que isto seja um desperdício de comida ou de tempo, porque o bebé não come. Pensem que é uma oportunidade que estão a proporcionar ao vosso bebé. É a mesma coisa que lhe dar as mãos para o ajudar a caminhar.

E sobretudo, nesta primeira fase, a refeição deve ser feita com tempo, sem pressas e pressões. Têm algumas dicas de como começar a alimentação complementar neste post: Introdução da alimentação complementar – 7 dicas.

Deixo apenas uma ressalva importante. Se efectivamente o bebé não come rigorosamente nada, não mostra os sinais de prontidão e sintam que o seu desenvolvimento está a ser prejudicado por isso, procurem sempre o apoio de um profissional de saúde. 

 

O meu bebé de 1 ano não come

 

Poderá interessar:

Tabela de alimentos para alimentação complementar

Introdução da alimentação complementar – guia

Alimentação complementar: BLW vs Tradicional

Introdução da alimentação complementar – 7 dicas

Quando deve um bebé começar a comer?

7 erros que se cometem ao alimentar um bebé