Desde a sopa de abóbora e ervilhas, que não fiz mais sopas. Estivemos todos doentes esta semana cá em casa, como resultado, entre enjoos e canjas, a sopa que fiz no início da semana, rendeu a semana toda. Por isso, só este fim-de-semana, voltei a fazer sopa para reabastecer o nosso frigorífico. Encontrei brócolos em promoção no supermercado e nem hesitei, saiu uma sopa de brócolos.

Alguém tem reparado no preço dos brócolos? Cruzes credo, que nunca vi os brócolos tão caros como agora, pois estão fora da sua época. Agora em Outubro recomeça a época dos brócolos e os preços voltam a normalizar. As saudades de brócolos eram tantas, que vi uma pequena promoção e aproveitei. 

Depois da publicação da semana passada, em que falei que por vezes juntava quinoa ou trigo sarraceno à sopa, surgiram muitas dúvidas de como fazer. Faço de duas maneiras: ou cozo com os legumes, ou coloco já cozido, se tiver alguma sobra no frigorífico. Neste caso, coloquei em cru, após demolhar (cerca de 8h).

O trigo sarraceno é uma semente, com características muito semelhantes aos cereais. Por isso, se enquadra na família dos pseudo-cereais, juntamente com a quinoa e o amaranto. Bem como, por ser uma semente, é isento de glúten e é muito utilizado como acompanhamento de pratos à semelhança do arroz. Para cozinhar o trigo sarraceno, primeiramente é preciso demolhar no mínimo 8h, escorrer, colocar num tacho com o dobro da água (em relação à medida em seco), deixar ferver e cozinhar 15 minutos, com o tacho tapado. O trigo sarraceno possui os 9 aminoácidos essenciais, minerais, manganês, magnésio e fibra. Portanto, é um alimento muito interessante nutricionalmente. Encontram trigo sarraceno em grandes hipermercados, ou supermercados biológicos.

Sopa de brócolos

Antes de tudo, para esta sopa voltei a usar a abóbora Hokkaido, aproveitando a sua época que estará a terminar em breve. Ao contrário da sopa da semana passada, não utilizei batata por 2 razões: primeiro, o trigo sarraceno é muito rico em hidratos de carbono, e segundo, o talo dos brócolos ajuda na consistência do creme. 

Sim, utilizo os talos dos brócolos nos cremes das sopas. Faço mais usos dele e podem ver quais neste post: O talo dos brócolos. Normalmente coloco os talos e os floretes mais fibrosos (os do lado de fora). Os floretes mais tenros cozo levemente ao vapor e sirvo com a sopa, por cima. Podem perfeitamente misturar na sopa, no final dela pronta. 

Tal como me pediram anteriormente, segue a receita com medidas em gramas de cada ingrediente.

Sopa de brócolos
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 4 cebolas médias grandes (700g)
  2. 2 dentes de alho grandes
  3. 1 abóbora Hokkaido ou outra (1kg)
  4. 2 cabeças de brócolos (700g)
  5. 3 curgetes grandes (1,5kg)
  6. 1 chávena de trigo sarraceno (100g) - medido em seco
  7. ou
  8. 2 chávenas de trigo sarraceno cozido (200g)
  9. 3 litros de água
  10. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar as cebolas em quartos, os alhos a hokkaido aos pedaços, o talo dos brócolos e parte dos floretes, as curgetes e o trigo sarraceno. Colocar os floretes mais tenros a cozer ao vapor. Por fim, temperar com uma pitada de sal se desejar.
  3. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  4. Passar com varinha mágica até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
  5. Colocar alguns floretes de brócolos na sopa, na hora de servir.
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/