Consumir as frutas e legumes da época tem um impacto importante na nossa saúde, carteira e ambiente.

Em primeiro lugar, se optarmos por consumir frutas e legumes da época, garantimos uma maior ingestão de nutrientes e da sua qualidade. As frutas e legumes quando são colhidas começam logo a oxidar e a perder alguns nutrientes, nomeadamente vitaminas. Quanto mais tempo as frutas e legumes demorarem a chegar à nossa boca, mais dessas vitaminas são destruídas. Ao consumir frutas e legumes da época, estamos a garantir que esse tempo é minimizado. Por isso, estamos a garantir que temos mais chances de uma maior ingestão de nutrientes.

É importante consumirmos na grande maioria produtos locais. Beneficiamos do facto de muitos deles terem sido colhidos horas antes, mesmo em produtos vendidos em grandes hipermercados. Frutas e legumes que têm de viajar longas distâncias para chegar até nós, muitas vezes têm vários dias ou semanas de distância desde que foram colhidos. Para além de não terem sido colhidos no seu ponto de amadurecimento ideal, ainda foram armazenados durante demasiado tempo e só depois chegaram às nossas cozinhas.

Para mim, também faz sentido consumir certas frutas em certas épocas, e faz sentido que essa seja a sua época. Como por exemplo a melancia e o melão no verão. São frutas cheias de água! Para além de nos nutrir, mantém-nos mais hidratados para os dias quentes de verão.

As frutas e legumes tendem a ser mais baratos na sua época. É simples comparar o preço de um simples morango em pleno verão, e o seu preço no Natal, por exemplo. Faz sentido que quando há maior abundância destes produtos, que o seu preço caia. Podemos fazer uma grande economia doméstica, apenas seleccionando as frutas e legumes da época em que estamos. Quem é que nunca apanhou a curgete a 5€/Kg no inverno?

Por último, consumir frutas e legumes da época é incentivar um cultivo mais consciente e que respeite o ambiente. A natureza é sábia e por algum motivo só permite que certas frutas e legumes cresçam de forma natural em algumas épocas. Respeitar esse tempo e essa vontade natural é importante para a manutenção das nossas terras e recursos, sobretudo água.