Ontem falei-vos de como o babywearing faz parte da minha vida e é uma peça fundamental nas minhas tarefas diárias. Hoje trago-vos o primeiro porta-bebés que usei com o baby-boy, que quanto a mim é a melhor solução para carregadores inexperientes e bebés muito pequenos: o pano elástico.

Primeiro, quero mostrar-vos os tipos de porta-bebés ergonómicos que existem.

http://www.thenaturalbabyco.com/guides/bw-guide/intro-to-babywearing.html

O pano elástico ou “stretchy wrap” é feito de um material elástico nas duas direcções do pano. Para perceberem devem puxar o pano em várias direcções e ver se ele cede. Esta elasticidade permite atar o pano ao nosso corpo e colocar o bebé a seguir, facilitando muito o seu uso, seja por os carregadores serem inexperientes ou por o bebé ser muito pequenino.

http://www.parent24.com/Baby/Babycare/Choosing-a-baby-carrier-20140320

Existem também panos híbridos, ou semi-elásticos, que também podem ser pré-amarrados e usados como o elástico. No entanto só têm elasticidade numa das direcções. 

A grande desvantagem dos panos elásticos é o tempo pelo qual poderemos usar. Devido à sua elasticidade, começa a ceder quando o bebé fica pesado, tornando-se desconfortável para o carregador. No meu caso que o mamutinho nasceu com 3,825Kgs e atingiu os 4,600kgs em menos de um mês, começou a tornar-se muito desconfortável, por mais tensionado que eu colocasse o pano. Durante esse primeiro mês foi maravilho! Basicamente colocava o pano quando me vestia e andava sempre posto. Depois era só por e tirar o bebé quando precisava. Até fora de casa o fazia: levava o bebé na cadeirinha do carro e o pano posto em mim.

Também, pelo tipo de tecido e por se ter que usar 3 camadas de pano (explico abaixo), é uma opção quente. No inverno é ótimo, no verão não tanto. 

Dicas como colocar pano elástico

Primeiro, ajustar muito bem o pano ao nosso corpo. Bem justo, sem medo de ficar muito apertado. Só assim garantimos o suporte do bebé.

Segundo, pegar no bebé ao colo e perceber a sua posição natural: pernas encolhidas à sapinho e costas em C. Estudem bem essa posição ao espelho, pois é nessa posição que ele deverá ficar no pano, sem forçar as pernas a ficarem muito abertas ou esticadas e as costas direitas. 

Terceiro, envolver o bebé nas tiras do pano, na sua posição natural, como estudaram anteriormente. Num pano elástico ou semi-elástico devemos sempre fazer as 3 camadas para suporte. Todas as camadas devem fazer o apoio de joelho a joelho, elevando-os acima da linha do rabinho.

Quarto, pernas sempre de fora do pano! 

Quinto, beijar o bebé! A posição ideal do bebé em relação ao seu carregador, é poder beijá-lo na testa sem forçar o nosso pescoço. Se conseguirem com facilidade, é porque está na altura ideal!

Baby-boy com poucos dias de vida num pano-elástico.

Quanto a marcas, não recomendo nenhuma em especial. Existem muito boas marcas no mercado a preços relativamente acessíveis. Têm também marcas portuguesas com panos semi-elásticos de grande qualidade, como a Leva-me Contigo, 1bigo ou Mamã Natureza.

 

Poderá interessar:

Babywearing – Como sobreviver a 3 filhos #03

Babywearing – o sling de argolas